segunda-feira, 4 de abril de 2016

Grupo anti-Dilma exibe em painel lista de deputados contra impeachment

Paula Reverbel – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O Vem Pra Rua, um dos principais organizadores dos protestos antigoverno, inaugurou neste domingo (3) um painel para exibir os deputados federais contrários ou indecisos em relação à votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A ação faz parte da estratégia do grupo de fazer com que congressistas sintam-se pressionados por suas bases eleitorais. Para seguir ao Senado, o processo de impedimento precisa do apoio de ao menos 342 dos 513 deputados –o presidente da Casa não votaria, mas Eduardo Cunha decidiu romper a tradição.

O ato foi realizado na avenida Paulista, em São Paulo, em frente à sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que distribuiu balões aos presentes.

O Vem Pra Rua não divulgou estimativa de presentes, mas o público ocupou uma pista da avenida na altura da federação.

O Vem Pra Rua pretende voltar a erguer o painel nas eleições para exibir os políticos que o grupo não recomenda. Um banner foi estendido em frente à Fiesp com todos os deputados eleitos por São Paulo que estão na lista negra do Vem Pra Rua.

No banner, indecisos aparecem no alto, com a mensagem "vamos pressionar eles": Antonio Bulhões (PRB), Marcio Alvido (PR), Miguel Lombardi (PR), Milton Monti (PR), Nelson Marquezelli (PTB), Renata Abreu (PTN), Tiririca (PR) e Vinicius Carvalho (PRB).

Os contrários ao impeachment aparecem abaixo, com a mensagem "nomes para nunca mais votar". São 14 parlamentares: Ana Perugini (PT), Vicente Candido (PT), Nilto Tatto (PT), Paulo Teixeira (PT), Luiza Erundina (PSOL), Carlos Zarattini (PT), Paulo Maluf (PP), Orlando Silva (PC do B), Arlindo Chinaglia (PT), José Mentor (PT), Vincentinho (PT), Ivan Valente (PSOL), Valmir Prascidelli (PT) e Andres Sanchez (PT).

De acordo com Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, a intenção é pressionar aqueles que estão se fazendo de indecisos para barganhar cargos com o governo.

"O número de votos a favor [do impeachment] está muito apertado e o nome de votos contra está muito distante, então esse jogo não acabou e a gente precisa que a população esteja totalmente empenhada", declarou.

"É fundamental que a população saiba quem são os parlamentares que estão a favor da maioria e quais são os que estão barganhando sua posição", acrescentou.

Dilma concordou em aumentar no governo o espaço de aliados como PP e PR, considerados essenciais para brecar o impeachment.

O Mapa do Impeachment, outra iniciativa do Vem Pra Rua, publica a posição dos congressistas na internet.

Também com o objetivo de fazer pressão MBL (Movimento Brasil Livre), outro influente grupo antigoverno divulgou na internet o celular de três deputados que pretendem negociar cargos.

Nenhum comentário: