segunda-feira, 4 de abril de 2016

Oposição pede à câmara abertura dos dados

Vinicius Sassine - O Globo

BRASÍLIA - Dois deputados da oposição protocolam hoje na Câmara requerimentos de informação em que pedem a abertura dos dados das “pedaladas” com taxas devidas à Caixa Econômica Federal — as tarifas se referem à execução de programas como Bolsa Família, em que o banco precisa ser pago pelo governo por conta dos serviços prestados. Reportagem publicada ontem pelo GLOBO revelou a decisão do governo de manter em sigilo o tamanho exato da dívida e quem são os devedores dessas taxas à Caixa. O balanço contábil da instituição financeira registra apenas um crédito a receber de R$ 1,9 bilhão em 2015.

Os requerimentos serão apresentados pelo líder da minoria na Câmara, Miguel Haddad ( PSDB- SP), e pelo deputado Otávio Leite ( PSDB- RJ). Os pedidos serão direcionados ao Ministério da Fazenda, à AGU e à Caixa. Haddad estenderá o requerimento ao Banco do Brasil, que também é credor do governo devido a taxas não pagas na execução de programas sociais.

_— Os devedores são entes públicos, não cabe sigilo. Isso aumenta a suspeição nessa questão das “pedaladas”, que têm efeitos e consequências nefastas. Não temos ideia da dimensão das “pedaladas”. Qual é a parte do governo federal nesse R$ 1,9 bilhão de dívidas com taxas? —– questiona Haddad.

Nenhum comentário: