domingo, 24 de abril de 2016

Serra defende participação do PSDB em eventual governo Temer

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou neste sábado (23) que o seu partido deve participar de um eventual governo de Michel Temer, caso o peemedebista aceite "pontos programáticos" do PSDB.

Em mensagem em seu Facebook, o tucano disse que seu entendimento é o mesmo do senador Aloysio Nunes Ferreira: "se apoiar o governo e for convidado, deve participar do governo".

"Seria bizarro o PSDB ajudar a fazer o impeachment de Dilma e depois, por questiúnculas e cálculos mesquinhos, lavar as mãos e fugir a suas responsabilidades com o país", escreveu.

Em nota ao site "Antagonista", Aloysio Nunes afirmou que o PSDB propiciou o governo Temer –ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara– e agora não pode sabotá-lo antes mesmo da sua constituição.

"Não é hora de desperdiçarmos nossa energia política com uma resolução partidária impeditiva de nossa eventual participação no governo Temer", diz o texto.

O senador defende que o PSDB defina qual linha de ação deseja que Temer tome para merecer o apoio tucano. "E, se estivermos de acordo, contribuir com todas as nossas forças, integrando, inclusive, o ministério", disse.

"Se prevalecer a ideia de nos preservarmos dos riscos inerentes à nossa responsabilidade e pretendermos chegar a 2018 como se estivéssemos recém-saídos da pia batismal, receberemos o carimbo de oportunistas e pagaremos caro por isso", conclui Aloysio Nunes.

Articulador
Presidente do PMDB e principal articulador do vice-presidente Michel Temer na montagem de seu eventual governo, o senador Romero Jucá (RR), minimizou a questão interna dos tucanos e afirmou que "não há nenhum distanciamento do PSDB de qualquer governo Temer".

"O importante para a coalizão, para a mudança do país, é a participação do PSDB no agrupamento político. Na base parlamentar que vai efetivamente votar mudanças estruturais para o país. E nisso o PSDB está engajado. Está discutindo a todo o momento todos os procedimentos", disse Jucá. Ele afirmou que a discussão do partido é legítima e destacou que existem "excelentes quadros" da legenda que poderiam ajudar qualquer governo.

Questionado sobre a provocação feita pela presidente Dilma Rousseff de que o PMDB estaria prometendo até "terreno no céu" para aliados, Jucá afirmou que o vice-presidente não tem o Diário Oficial da União. "Quem tem é o atual governo que nomeou muita gente tentando não passar o impeachment na Câmara. Portanto, é uma política que não dá resultados. Estamos discutindo com os partidos um bloco parlamentar para recuperar o país e nisso os partidos estão engajados", disse.

Divisão
Aliados do governador paulista, Geraldo Alckmin, defendem que o PSDB exija o licenciamento de tucanos que integrarem um eventual governo Temer. Serra é cotado para algum dos principais ministérios, como Fazenda ou Educação.

O presidente da legenda, Aécio Neves, ainda não se manifestou sobre o assunto. O PSDB só deve definir a questão em reunião no próximo dia 3.

Serra, Alckmin e Aécio ambicionam a candidatura do partido na eleição presidencial de 2018.

Nenhum comentário: