sexta-feira, 29 de abril de 2016

Serra pode ir para Itamaraty encorpado com comércio exterior

Valdo Cruz – Folha de S. Paulo

O vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) fez outra oferta ao senador José Serra (PSDB-SP) para integrar sua futura equipe: o Ministério de Relações Exteriores, assumindo atribuições da área de comércio exterior hoje com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Segundo a Folha apurou, o tucano estava resistindo a aceitar o convite para um ministério da área social, Saúde ou Educação. Diante desta resistência, Temer decidiu fazer a nova proposta ao senador tucano, que ainda não deu resposta ao vice-presidente. O peemedebista, assumirá a Presidência da República caso o Senado aprovar a admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente Dilma.

A ideia é que Serra ocupasse um Itamaraty fortalecido, tendo maior protagonismo nas negociações comerciais e ações de estímulo de produtos brasileiros no exterior.

No desenho da reestruturação da Esplanada dos Ministérios, a pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior será fundida ao Ministério do Planejamento, que será comandado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O senador peemedebista teria a missão de ser o "animador econômico" do governo, ficando responsável pelas principais medidas para estimular a volta dos investimentos no país. Para isto, o BNDES, que hoje é subordinado ao MDIC, passaria para o controle de Jucá.

Caso Serra aceite comandar Relações Exteriores, o Ministério da Saúde deve ficar então com um nome indicado pelo PMDB. Já o PP, que pleiteava a Saúde, ficaria com a Agricultura, nome que também interessa aos pepistas.

Nenhum comentário: