segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dilma culpa oposição pela crise econômica

• Petista acusa adversários de barrar reformas; Bolsa Família e IR têm reajuste

A presidente Dilma Roussef responsabilizou a oposição em geral e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), em especial, pelo agravamento da recessão no Brasil, durante discurso neste domingo, em ato do Dia do Trabalho organizado pela CUT, e, São Paulo.

“Cunha levou à frente uma política de quanto pior, melhor. Não aprovaram nenhuma das reformas, nenhum dos necessários aumentos de receita”, disse Dilma Os opositores “são responsáveis pela economia brasileira estar passando por uma grande crise”.

Perto de votação decisiva, presidente divulga reajuste de Bolsa Família e IR Dia do Trabalho

Paula Reverbel, Tássia Kastner, Gustavo Uribe e Valdo Cruz – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, BRASÍLIA - A dez dias de seu possível afastamento da Presidência da República, Dilma Rousseff anunciou um "pacote de bondades" que incluem reajuste do Bolsa Família e correção na tabela do Imposto de Renda. O Senado deve decidir, em votação prevista para o dia 11, se a petista ficará fora do cargo por até 180 dias, até que se julgue a saída definitiva.

Dilma discursou em ato do Dia do Trabalho da CUT (Central Única dos Trabalhadores) realizado neste domingo (1º) em São Paulo, e divulgou reajuste do Bolsa Família com aumento médio de 9%.

Segundo a presidente, a proposta não comprometerá "o cenário fiscal" como dizem os opositores. Apesar da fala, a área econômica de sua gestão foi contrária ao ajuste.

A petista anunciou também uma proposta de correção de 5% na tabela do Imposto de Renda, que deve ser feito por projeto de lei a ser enviado ao Congresso nos próximos dias.

Técnicos do governo consultados pela reportagem disseram que, se a medida irá alterar a tabela do IR de 2017, acarretando a mudança das faixas de isenção do imposto recolhido dos salários pagos ainda neste ano e, consequentemente, na queda da arrecadação.

Para compensar o efeito que o reajuste terá sobre a arrecadação federal, o Planalto deve propor, em paralelo, o aumento de impostos sobre bens de luxo, como jatos e lanchas, entre outros.

O aumento do Bolsa Família deve ser formalizado nesta semana. Com a correção, o valor do benefício ficará em R$ 176, a partir de junho.

O anúncio se contrapõe ao caminho sinalizado pelo vice-presidente Michel Temer, que pretende fazer um pente-fino em programas sociais. Dilma insistiu na comparação em seu discurso: "Vão acabar com o Bolsa Família para 36 milhões de brasileiros".

Ainda sobre Temer, a presidente afirmou que a intenção do vice é de privatizar "tudo o que for possível", referindo-se a trecho de documento elaborado pelo PMDB. "Qual é a primeira vítima dessa lista? O pré-sal", disse a petista no ato da CUT.

A petista também criticou a oposição, que, segundo ela, se mobiliza contra seu mandato perdeu as eleições.

"Como perderam, eles se aliaram a traidores do nosso lado para fazer um golpe por eleição indireta", falou, em referência aos que agora desembarcam do seu governo.

A presidente também responsabilizou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a oposição por agravar a situação do Brasil.

"Cunha levou à frente uma política de quanto pior, melhor", criticou. "Não aprovavam nenhuma das reformas, não aprovaram nenhum dos necessários aumentos de receita. Apostavam sempre contra o povo brasileiro".

Por isso, a petista elencou Cunha e os opositores como "responsáveis pela economia brasileira estar passando por uma grande crise".

O discurso da presidente incluiu ainda uma menção à negociação frustrada do PT para que Cunha não abrisse o processo de impeachment.

Réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção e lavagem de dinheiro, o peemedebista queria a ajuda dos três deputados petistas da Comissão de Ética da Câmara para barrar o processo contra ele. O impeachment começou a tramitar depois que as negociações fracassaram.

"Ele quer se ver livre do seu processo", disse Dilma, acrescentando que até o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso chamou a ação de Cunha de "ameaça".

Sem Lula
Confirmado para discursar no palco da CUT (Central Única dos Trabalhadores), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou na última hora a presença.

O petista ligou para Dilma e informou que recebeu recomendação médica para não comparecer. Rouco, ele disse à sua sucessora que estava "muito cansado" e que preferia preservar a voz para eventos nos próximos dias contra o impeachment.

A CUT estimou que 100 mil pessoas estiveram no ato, no vale do Anhangabaú. A Secretaria de Segurança Pública não estimou o público.

Nenhum comentário: