terça-feira, 10 de maio de 2016

Um dia de confusão sobre o impeachment no Congresso – Editorial / Valor Econômico

Como raio em céu azul, a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, acrescentou o rocambolesco a um processo cheio de surpresas. O ato de Maranhão, que votou contra o impedimento de Dilma, ameaçou atrapalhar os planos da maioria dos políticos, que já davam como desimpedido o caminho para retirar a presidente do cargo por 180 dias na quarta-feira, data prevista para o plenário votar pela aceitação ou rejeição do pedido aprovado pela Câmara.

Nervosos, os investidores fizeram o dólar dar um salto de quase 5% e derrubaram os preços das ações, mas ambas as cotações se acomodaram ao longo do dia. As dúvidas legais sobre a validade e alcance do ato de Maranhão dominaram as reuniões em Brasília e investidores desde perto do meio-dia, quando o presidente em exercício da Câmara anunciou sua intenção. A conclusão do imbróglio foi a de que tudo poderia acontecer - inclusive nada. De concreto, foi demonstrada mais uma vez a intenção da Advocacia Geral da União (AGU) de tentar até a última hora evitar o desfecho desfavorável ao governo. Maranhão se reuniu no fim de semana com José Eduardo Cardozo e com o governador de seu Estado, Flávio Dino (PCdoB), antes de intranquilizar o Congresso com suas palavras.

O parecer da AGU enviado à Câmara menciona argumentos, acatados por Maranhão, para refazer a votação (367 deputados a favor e 137 contra), realizada em 17 de abril. Um dos principais motivos alegados é que o artigo 23 da lei 1979/50, ao definir o ritual para a votação dos crimes de responsabilidade do presidente da República, determina que, encerrada a discussão do parecer, a votação nominal deverá se seguir sem "questões de ordem ou encaminhamento da votação". Segundo Cardozo, "a despeito de ser proibida, a orientação partidária aconteceu". A AGU considera também, e Maranhão com ela, que a mesma lei veda o fechamento de questão pelos partidos na votação do impeachment. Cardozo disse ontem, em entrevista, que o processo de impeachment, como conduzido até agora, fere os preceitos estabelecidos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Em tese, ainda que prevalecesse a decisão de Maranhão, o resultado final não seria alterado, apenas adiado por alguns dias. Quase não há dúvidas de que o placar na Câmara continuaria registrando dois terços a favor do impedimento, maioria que ainda não está delineada no Senado, que julgará a presidente. Mas a anulação da votação ampliaria o desgaste dos partidos que querem destituir Dilma. Em um processo que segue um ritmo apressado e tem contra si a artilharia do governo qualificando-o de "golpe", máculas nos procedimentos reforçariam ainda mais essa impressão, coadjuvada pelo fato de que pedaladas fiscais não são um assunto de imediata compreensão para o cidadão e também o de que muitos dos que querem que Dilma saia do poder terão contas sérias a ajustar com a Justiça em breve.

A intenção do governo de ganhar tempo e evitar o impeachment, porém, foi barrada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que resolveu desconsiderar o ato de Maranhão, ao qual chamou de "brincadeira com a democracia". Renan disse que não devolverá os autos à Câmara e que a sessão de votação da aceitação do pedido de impeachment será feita na quarta-feira.

A questão, mais uma vez, baterá às portas do Supremo Tribunal Federal. O governo vai recorrer e senadores governistas contestarão a decisão do presidente do Senado. Em parecer sobre o mesmo assunto, um mandato de segurança do deputado petista Paulo Teixeira contra o fechamento de questão na votação da Câmara pelos partidos, o ministro Luiz Fux rejeitou o pedido afirmando que essa era uma questão interna da Câmara dos Deputados que não estava "sujeita ao controle judicial". Há, porém, uma lei disciplinando o assunto, o que significa que haverá mais discussão legal sobre o assunto.

Os recursos de última hora não mudaram até agora o rumo do processo, que dificilmente deixará de culminar com o afastamento da presidente Dilma. Há, porém, incertezas sobre se os desenrolar da Lava-Jato não interromperá o governo de Michel Temer. Há cada vez mais depoimentos apontando que dinheiro de propina das empreiteiras foi parar nas contas de campanha de Dilma, logo da chapa vencedora, em 2014.

Nenhum comentário: