domingo, 19 de junho de 2016

PMDB descarta nome de Paes para Planalto em 2018

• Com reviravolta na política nacional, prefeito do Rio disputará governo do estado

Fernanda Krakovics - O Globo


Um ano depois de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ser apontado em seu partido como nome “natural” para disputar a Presidência da República em 2018, tendo como vitrine a realização da Olimpíada, em agosto, o PMDB não trabalha mais com essa possibilidade. O principal motivo é a mudança do cenário nacional após o afastamento da presidente Dilma Rousseff, mas também pesam as dificuldades enfrentadas pelo PMDB do Rio e o desgaste do próprio prefeito.

O projeto de Paes e dos peemedebistas cariocas é, agora, lançá-lo para governador. A chapa já está praticamente montada, com Leonardo Picciani (PMDB) e André Corrêa (DEM) como candidatos ao Senado. A vice ficará em aberto para atrair outros partidos.

Auxiliares de Paes afirmam que disputar a Presidência da República nunca esteve em seus planos. O nome do prefeito para o Palácio do Planalto surgiu ainda no governo Dilma, quando o processo de impeachment não estava no horizonte e o PMDB defendia candidatura própria nas próximas eleições presidenciais.


Partido cogita outros nomes
Embora o presidente interino, Michel Temer, tenha declarado, com o objetivo de angariar apoios de outros partidos à sua gestão, que não pretende disputar a reeleição, no meio político a avaliação é que, se o governo der certo, ele acabará concorrendo a um segundo mandato. Também são citados como alternativas os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e José Serra (Relações Exteriores) que, neste caso, se filiaria ao PMDB.

— O quadro mudou bastante, o PMDB do Rio está com sérias dificuldades. E também é só olhar a situação dele (Paes) na prefeitura. Além disso, Paes não consegue ser uma liderança nacional, só trabalha localmente — disse um auxiliar de Temer.

O prefeito do Rio não tem trânsito no partido. Mesmo quanto estava cotado para disputar a Presidência da República, lideranças nacionais do PMDB diziam que, se quisesse ser candidato, Paes teria que trabalhar internamente.

Paes sofre desgaste
Nos últimos meses, o prefeito sofreu uma série de desgastes. Um deles foi a queda de trecho da ciclovia recém-inaugurada na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, matando duas pessoas. Outro foi a divulgação de conversa com o ex-presidente Lula, gravada pela operação Lava-Jato. No diálogo, Paes presta solidariedade ao petista e classifica como uma “palhaçada” a condução coercitiva do ex-presidente, pela Polícia Federal, para prestar depoimento. Na mesma conversa, Paes chama Maricá, município da Região Metropolitana do Rio, de “uma merda de lugar”.

— Ele é muito informal e o cargo requer, às vezes, uma certa formalidade — disse um aliado, lamentando os percalços de Paes.

O prefeito ainda é alvo de inquérito, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, no último dia 6, para investigar se ele e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), atuaram para maquiar dados do Banco Rural obtidos pela CPI dos Correios, que funcionou entre 2005 e 2006, com o objetivo de esconder o mensalão mineiro. Paes, que era deputado pelo PSDB, negou, em nota, que Aécio, então governador de Minas Gerais, tenha solicitado “qualquer tipo de benefício nas investigações da CPI dos Correios”.

Nenhum comentário: