quinta-feira, 9 de junho de 2016

Senado pressiona STF por conteúdo de pedidos

• Mobilização é por acesso à fundamentação de Janot e à delação de Machado

Cristiane Jungblut - O Globo

-BRASÍLIA- O Senado deflagrou uma mobilização para que o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal (STF) divulguem os pedidos de prisão contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), do ex-presidente José Sarney e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os senadores querem ainda ter acesso às gravações de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, e informações sobre sua delação premiada dentro das investigações realizadas na Operação Lava-Jato.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) protocolou nesta quarta-feira junto à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal ofícios requerendo a divulgação do conteúdo dos pedidos de prisão e das gravações e da delação de Sérgio Machado. A cobrança pela abertura dos dados tem o apoio do presidente do Senado, que disse a senadores que quer saber, afinal, o que há no pedido. Ontem, ao ser perguntado sobre o caso, Renan disse que se paga um “preço doido” quando se “despreza a democracia”.


Mas senadores experientes discutem formas de aumentar essa cobrança, admitindo que apenas esses ofícios não devem ter força suficiente. Segundo senadores, Renan continua argumentando que não há nada contra ele nas investigações. A reclamação dentro do Senado, em todos os partidos, é que Janot não explicou as razões dos pedidos e nem os confirmou. Além disso, os senadores criticam a demora do Supremo em falar sobre o caso.

Renan reforçou ontem que aguardará a posição do Supremo sobre o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República. Renan repetiu que sua resposta é o silêncio, mas deu seu recado sobre o assunto e procurou manter uma rotina normal, reunindo-se com governadores e comandando parte da sessão do Senado.

— Mas a democracia é um conceito amplo, e toda vez que nós, como sociedade, dermos vazão ao desprezo pela democracia, pagamos um preço longo, doido (...), um preço altíssimo, altíssimo e demorado. E isso é uma coisa com a qual não podemos mais concordar — disse Renan.

Nos requerimentos encaminhados a Janot e a Teori, Ferraço pede que seja confirmada a informação dos pedidos de prisão e que haja o “compartilhamento da peça, contendoa fundamentação que levou Vossa Excelência a requerer pedidos de prisões”.

Nenhum comentário: