quinta-feira, 2 de junho de 2016

Temer fala em retomar crescimento

Por Andrea Jubé, Bruno Peres, Eduardo Campos e Francisco Góes – Valor Econômico

BRASÍLIA E RIO - Em discurso durante a posse dos novos presidentes da Petrobras, dos bancos públicos e do Ipea, o presidente interino, Michel Temer, reafirmou que o país encontra-se mergulhado "em uma das crises mais graves" da história, mas que é possível reverter o quadro para retomar a confiança e o crescimento. Temer voltou a negar que cortará investimentos na saúde e na educação, que vá interferir na Operação Lava-Jato e, mais uma vez, pediu união nacional para tirar o país da crise.


O economista Ernesto Lozardo tomou posse na presidência do Ipea e Temer anunciou que o economista Paulo Rabello de Castro assumirá a presidência do IBGE no lugar de Wasmália Bivar. Manoel Pires, que havia sido escolhido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), ficou apenas 15 dias no cargo. Lozardo e Rabello de Castro foram escolhidos por Temer e pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

A nova presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse em seu discurso de posse, no Rio, que mesmo devolvendo R$ 40 bilhões neste ano ao Tesouro o banco ainda terá recusos para financiamentos. Ela afirmou que vai "olhar tudo", repensar políticas, ratings e as posições em renda variável. E prometeu trabalhar em conjunto com o novo presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli.

Pedro Parente, novo presidente da Petrobras, reconheceu que dificilmente poderá contar com apoio financeiro do governo federal diante da atual situação das contas públicas.

Nenhum comentário: