quarta-feira, 6 de julho de 2016

Em encontro com Michel Temer, bancada do PPS defende adoção do parlamentarismo no Brasil

Assessoria parlamentar (PPS)

BRASÍLIA - Na reunião com parlamentares, presidente se mostrou simpático com a proposta
A adoção do parlamentarismo no Brasil foi a principal proposta que a bancada federal do PPS levou nesta terça-feira (05) para a primeira reunião de trabalho com o presidente em exercício Michel Temer. Os parlamentares argumentaram que a mudança do sistema de governo seria a maior das reformas políticas e possibilitaria que o país, em momentos de crise, não passasse por situações como a que vive hoje, com o andamento de um processo moroso de impeachment.

“Argumentamos que ele (Temer) pode ter uma dimensão muito maior na história se a partir de seu governo iniciar a transição para o parlamentarismo, que é a maior das reformas políticas. Vamos fazer um movimento em torno disso”, afirmou o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), que adiantou que o presidente está disposto a debater o tema.

Segundo Freire, Temer argumentou que é preciso definir que atribuições teria o presidente da República no modelo de parlamentarismo que poderia ser implantado no Brasil. “Ele mostrou a preocupação do presidente não ser uma mera figura decorativa”, relatou deputado.

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), disse que Temer se mostrou muito receptivo a proposta levada pelo PPS. “O parlamentarismo foi um dos principais temas do encontro e o presidente se mostrou muito simpático a tese. A mudança de sistema de governo é uma das bandeiras do PPS e sempre é apresentada pelo partido durante a discussão das reformas políticas que são debatidas no Congresso. Com Temer na presidência, enxergamos a possibilidade de levar essa proposta adiante. Foi uma reunião muito proveitosa e abre um caminho para isso”, avaliou o líder do PPS.

O vice-líder do partido, deputado federal Arnaldo Jordy (PA), também reforçou a proposta do parlamentarismo. “O senhor pode entrar para a história de várias formas. E o apoio a adoção do parlamentarismo seria muito positivo”, disse o parlamentar durante o encontro com o presidente.

O líder Rubens Bueno destacou que também foi abordada a preocupação do partido com a saúde, com um pacto pela educação e com a conjuntura nacional, principalmente com relação as reformas para debelar as crises política e econômica. “Os membros de nossa bancada apresentaram uma série de preocupações com essas áreas que serão levadas em conta pelo governo”, ressaltou.

“O que poderia ser um encontro de anúncio do apoio do PPS ao governo se transformou em uma reunião de trabalho muito proveitosa”, completou Freire.

Educação
Coube ao senador Cristovam Buarque (PPS-DF) apresentar a proposta do PPS para adoção, pelo governo, em parceria com a sociedade, de um grande pacto pela Educação. Esse movimento se daria nos moldes do que foi realizado na época do governo do ex-presidente Itamar Franco, quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou o programa Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. “Foi uma reunião muito boa e o presidente ficou muito animado com a nossa proposta”, relatou o senador.

Segundo Roberto Freire, o próprio senador Cristovam poderá ser o coordenador desse movimento.

Saúde
Defensora da aplicação de mais recursos para a área da saúde e relatora da PEC 01, que determina a ampliação de recursos orçamentários no setor, a vice-líder do PPS, deputada Carmen Zanotto (SC), relatou ao presidente os problemas provocados pelo crescente subfinanciamento do SUS. Ela disse a Temer que vê com preocupação a possibilidade de cortes de recursos na saúde com a aprovação de alguns projetos que tramitam no Congresso.

Também participaram do encontro o vice-líder do governo, deputado Arthur Maia (PPS-BA), e os deputados Eliziane Gama (PPS-MA), Marcos Abrão (PPS-GO) e Alex Manente (PPS-SP).

Nenhum comentário: