segunda-feira, 25 de julho de 2016

Jandira se apresenta como herdeira de Lula e Dilma na disputa no Rio

• Deputada chama adversários de ‘traidores’ por voto pró-impeachment

Fernanda Krakovics - O Globo

Formalizada ontem candidata à prefeitura do Rio, com o apoio do PT, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) defendeu os governos Lula e Dilma Rousseff. Chamou de “traidores” seus adversários do PMDB e do PRB na disputa municipal, o deputado federal Pedro Paulo e o senador Marcelo Crivella, por terem votado pelo impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, de quem foram apoiadores.

— O primeiro recorte desta eleição é a luta contra o golpe e pela democracia. Não vamos fazer acordo com golpistas, e muito menos com golpista traidor. Lealdade na política é um valor. O Pedro Paulo e o Crivella foram lá só para votar pelo impeachment. Isso é traição — disse Jandira, na convenção municipal do PCdoB.

Ela ressaltou investimentos feitos por Lula e Dilma no Rio:

— A única candidatura que carregará o legado do que foi realizado por Dilma e Lula é a nossa.

Jandira foi apresentada como a única candidata “genuinamente” de esquerda. Esse campo tem mais dois representantes na disputa: o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o deputado federal Alessandro Molon (Rede).

— Esta cidade não quer ser governada por uma esquerda de laboratório, que não pisa em favela e que só cita trechos de livros — disse o presidente estadual do PT, Washington Quaquá, que é prefeito de Maricá.

Jandira, Freixo e Molon fecharam um acordo de apoio mútuo caso um deles esteja em eventual segundo turno:

— O eleitor de esquerda está olhando e dizendo o seguinte: o candidato de esquerda que estiver na frente, nós vamos votar — afirmou ontem a deputada.

Ela prometeu tarifa zero social no transporte público para 700 mil pessoas, de beneficiários do Bolsa Família a trabalhadores informais, ao custo de R$ 900 milhões ao ano, segundo ela.

— Essa despesa não vai sair só do orçamento da prefeitura. Vamos auditar as planilhas das empresas de ônibus, que recebem subsídio e aumentam a tarifa acima do necessário — disse Jandira, que terá como vice Edson Santos (PT), ex-ministro da Igualdade Racial do governo Lula.

Nenhum comentário: