terça-feira, 26 de julho de 2016

Movimentos pró-impeachment agendam protesto para nova data

- Folha de S. Paulo

DE SÃO PAULO - Parte dos movimentos que defendem o impedimento da presidente afastada Dilma Rousseff adiou os protestos que faria neste domingo (31) para o dia 21 de agosto. O objetivo é que os atos sejam feitos em data mais próxima à da votação no Senado, prevista pelos militantes para acontecer no fim do mês que vem.

MBL (Movimento Brasil Livre), Revoltados Online e Nas Ruas estão entre os que vão às ruas apenas em agosto. O Vem Pra Rua, por outro lado, preferiu manter o protesto para o último dia de julho.

Segundo Kim Kataguiri, líder do MBL e colunista da Folha, os movimentos avaliaram que a data anteriormente acertada dificultaria a mobilização de um número grande de pessoas.

"Temos recebido reclamações porque dia 31 será fim das férias escolares e por causa da manifestação marcada pelos grupos petistas para a mesma data", afirmou.

Já Rogério Chequer, do Vem Pra Rua, minimizou a desistência dos aliados e negou que o protesto deste domingo, na avenida Paulista com a alameda Pamplona, será esvaziado.

"Estamos firmes com praticamente todos os movimentos, foram só uns 2 ou 3 que saíram. Todos [os manifestantes] estão sabendo dessa data e até agora é o nosso 2º evento com mais convidados [no Facebook] dentre todos, atrás apenas do de 13 de março", disse Chequer.

Também acontece neste domingo uma passeata contra o impeachment da Frente Povo Sem Medo, que reúne movimentos sociais e sindicatos de esquerda. Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), afirmou que o ato está mantido, mesmo com a mudança no protesto dos adversários políticos.

Nenhum comentário: