sexta-feira, 15 de julho de 2016

Temer vê ‘distensão’, e governo aposta em votação de reformas

• Eleição de Maia, segundo o Planalto, põe fim a momento conturbado

Catarina Alencastro, Júnia Gama, Maria Lima - O Globo

-BRASÍLIA- O Palácio do Planalto espera que a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara supere o momento confuso que a Casa viveu nos últimos tempos e que sejam aprovadas medidas necessárias para recuperar a economia. O presidente interino, Michel Temer, ficou aliviado com o resultado, segundo assessores próximos.

Ao se encontrar com Maia no gabinete presidencial, ontem de manhã, os dois se abraçaram e sorriram. Eles ficaram sozinhos por vinte minutos. Depois, entraram no gabinete o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do governo, André Moura (PSC-SE), o ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), a líder do governo no Congresso, Rose de Freitas (PMDB-ES), e o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Minutos antes de receber Maia no Planalto, Temer afirmou que ficou felicíssimo com a “conduta cívica” da Câmara e que a escolha de Maia dará mais harmonia ao Legislativo:

— Teremos uma harmonia muito maior, que será útil para o Executivo. No caso do Executivo, você precisa ter um apoio substancioso do Legislativo, sem o qual fica difícil de governar. Foi uma disputa muito competente e adequada, e teve o resultado que a Câmara desejou — disse Temer, para quem o resultado mostra que o “Brasil está se distensionando”.

Líderes da base governista creem que Maia terá força para encaminhar a pauta de votação de projetos prioritários para o ajuste fiscal, inclusive reformas impopulares como a trabalhista e da previdência. Eles não acreditam que os votos dados a Maia pela oposição de esquerda impeçam a aprovação dessas matérias.

— Tenho certeza que o Rodrigo irá priorizar e tocar a pauta do ajuste. É hora de responsabilidade, não vamos nos furtar a enfrentar o desafio das reformas. Mas não acredito que a oposição entre na pauta das reformas, apesar do Rodrigo ter bom trânsito com eles — disse o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM).

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que o compromisso de Maia com sua base é votar até as reformas mais difíceis:

— E essa é nossa expectativa. Que o Rodrigo faça logo agora o que tem que ser feito. Temos que fazer um pacto com os partidos para enfrentar, além da pauta econômica, a pauta política — disse Aécio.

O líder do PT, Afonso Florense (PT-BA), avisou que, apesar de ter liberado a bancada para votar contra Rogério Rosso (PSDDF), candidato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não haverá trégua no combate ao que chamou de “golpe” e à pauta governista:

— Vamos continuar a lutar contra o golpe e contra a pauta do governo interino de retirada de direitos . Temer e Maia não terão paz — disse.

Nenhum comentário: