sexta-feira, 15 de julho de 2016

Vitória restabelece relações com Senado, diz Renan

Vandson Lima - Valor Econômico

BRASÍLIA - Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse ter comemorado muito a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição para o comando da Câmara dos Deputados.

Para Renan, trata-se de uma "vitória da política", que restabelece as relações entre Senado e Câmara, que se esfacelaram diante de embates entre ele e Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Renan costumava acusar Cunha de engavetar projetos importantes aprovados pelo Senado - o que ele também fez em alguns casos. A proposta de regularização da terceirização nas relações de trabalho foi uma das medidas que colocou Renan e Cunha em campos opostos. O texto está parado no Senado desde o ano passado

"Depois da vitória do Aldo [Rebelo, do PCdoB, em 2005], tive agora talvez a maior satisfação com a eleição da Câmara. A vitória de Rodrigo Maia é uma demonstração sobeja de que a boa política não morreu. Está vivíssima e competitiva", saudou Renan, em entrevista a jornalistas após receber Rodrigo Maia em seu gabinete.

Para Renan, "a vitória de Maia recoloca a possibilidade de as duas Casas [Senado e Câmara] fazerem um esforço conjunto por uma pauta mínima, suprapartidária e de interesse nacional".

Esse esforço deve começar já na terça-feira, quando haverá uma reunião com o presidente interino, Michel Temer, no Palácio do Jaburu.
Com Renan, Maia disse ter "expectativa grande de construir uma agenda em conjunto, de poucos itens, mas que possa dar produtividade ao Congresso, em harmonia com o Senado".

Sobre a votação em plenário da cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Maia reafirmou que só marcará a data quando tiver segurança de que haverá um quórum elevado, parecido com o que participou da eleição para a presidência. "Não quero ajudar nem prejudicar. Quero votar de forma transparente e com quórum elevado. Temos que escolher a semana certa, porque temos Olimpíada, convenções [dos partidos] e depois eleição. [Votaremos] quando tivermos clareza do quórum".

O deputado, que falou após encontro com Renan, esteve mais cedo com o presidente interino Michel Temer. "Fui agradecer a ele a imparcialidade do governo nesse processo. É muito importante o respeito à independência dos poderes". Antes, abriu sua agenda com uma visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG)

Nenhum comentário: