domingo, 28 de agosto de 2016

Apoio de Lula, Paes ou Temer retira votos na disputa do Rio

• Datafolha: mais de 60% desistiriam de candidatos ligados a essas lideranças

- O Globo

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito Eduardo Paes e do presidente interino Michel Temer nas eleições do Rio pesa negativamente na decisão do voto dos eleitores. O instituto aponta que esses padrinhos políticos mais atrapalham do que ajudam, isso porque a rejeição aos três é maior que o apoio que eles trariam. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Pelos dados, 64% dos entrevistados declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. No caso de Eduardo Paes, o resultado não difere muito: 61%. Temer tem um impacto mais negativo. Cerca de 68% dos cariocas não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo presidente. Na atual disputa, Paes apoia o deputado federal e ex-secretário municipal, Pedro Paulo (PMDB).

Entre os eleitores que afirmam votar com certeza no candidato apoiado por um dos três políticos, Lula é quem apresenta o maior percentual 14%. Paes vem em segundo lugar com 10%. No caso de Temer, apenas 5% dos eleitores disseram que votariam com certeza em um candidato apoio pelo presidente.


Cenário igual em SP
O mesmo levantamento foi feito com os eleitores da cidade de São Paulo, para saber a influência de Lula, Temer e do governador Geraldo Alckmin na disputa. Também neste caso, a rejeição dos padrinhos políticos é maior que o apoio que eles trariam. Se o apoio fosse de Lula, 73% disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato. No caso de Temer, 65% dos eleitores afirmaram que não votariam no candidato apoiado pelo presidente. Cerca de 51% dos eleitores da capital paulista afirmam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo governador Geraldo Alckmin.

O instituto Datafolha ouviu 928 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, nos dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-00834/2016. Em São Paulo, o Datafolha ouviu 1.092 eleitores também entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo SP-01183/2016.

Nenhum comentário: