quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Câmara é incoerente ao resistir à responsabilidade fiscal – Editorial / O Globo

• Rejeitar a contenção de gastos com o funcionalismo nos estados é dar espaço a desmandos como os que levam o Congresso a aprovar o julgamento final do impeachment

No trânsito dos temas pela pauta do Congresso, enquanto o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, aproxima-se da fase final, para sair da agenda dos parlamentares e entrar na História, há todo um trabalho de extrema importância, em torno do ajuste fiscal, que se encontra no início. Uma agenda do passado, outra do presente e futuro. Não se trata de assuntos desconexos. Por motivos políticos, o governo interino de Michel Temer aguarda a unção no cargo, com a condenação final de Dilma por crimes de responsabilidade, para ter poderes que o permitam negociar as reformas no Congresso sem vulnerabilidades.

No campo de batalha do impeachment, tudo parece bem encaminhado: as manobras protelatórias dos aliados de Dilma chegaram à fronteira da bizarrice; os argumentos do “golpe” e outros, esgrimidos por José Eduardo Cardozo, não se relacionam com a vida real, e por isso o plenário do Senado despachou o processo de Dilma para o julgamento final.


Era preciso apenas maioria simples dos presentes, mas os 59 votos dados contra Dilma ultrapassaram em cinco o mínimo necessário para ela ter de devolver as chaves do Alvorada.

Falta o julgamento propriamente dito, para o Congresso impedir a presidente devido a crimes de responsabilidade cometidos contra o Orçamento e o equilíbrio fiscal. Não deveria, então, pela lógica, haver maiores dificuldades para a Câmara, por exemplo, aprovar o acordo entre União e estados sobre a renegociação de dívidas, prevendo sensatas contrapartidas.

Não é coerente a Casa que aceitou a denúncia contra Dilma, por ela ter triturado princípios pétreos da responsabilidade fiscal, resistir a fazer o ajuste neste mesmo campo, para tirar o país da crise.

É o que transparece na dificuldade do governo Temer em aprovar o acordo com os estados, incluindo uma adequada moratória de dois anos nos reajustes salariais do funcionalismo. Até por justiça, o funcionalismo deveria dar esta contribuição ao controle dos gastos, porque, enquanto ele vive em um mundo à parte, por ter emprego garantido, mais de 11 milhões de brasileiros assalariados no setor privado estão nas filas do desemprego. E quanto mais tarde for feito o ajuste, mais tempo eles continuarão neste inferno social.

Na votação em plenário do projeto do acordo, a moratória foi retirada do texto aprovado. As corporações sindicais do funcionalismo demonstram mais uma vez grande força junto aos parlamentares.

Fique claro para os deputados que, ao dificultarem o ajuste, atrapalham o país na luta para sair da crise, como também atuam a favor de desmandos fiscais como aqueles que condenaram ao votar pelo prosseguimento do impedimento de Dilma. Falta na Câmara visão ampla da realidade. Os deputados são presa fácil de corporações.

Nenhum comentário: