quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Em SP, Russomanno à frente e Marta em 2º

• Haddad, Erundina e João Doria estão empatados com 9% das intenções de voto

- O Globo

SÃO PAULO - O deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a corrida eleitoral à prefeitura de São Paulo com 33% das intenções de voto. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada ontem, a senadora Marta Suplicy (PMDB) aparece em segundo lugar, com 17%. O Ibope, contratado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, ouviu 805 eleitores da capital entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atrás de Russomanno e Marta aparecem empatados, em terceiro lugar na disputa, o prefeito Fernando Haddad (PT), a deputada federal Luiza Erundina (PSOL) e o empresário João Doria Jr. (PSDB), todos com 9%. Em seguida, estão o deputado federal Major Olimpio (SD), com 2%; e empatados com 1% Levy Fidelix (PRTB), Ricardo Young (Rede), João Bicó (PSDC) e Altino Melo (PSTU). O candidato Henrique Áreas (PCO) não pontuou. Brancos e nulos são 13%. Não sabem ou não responderam, 4%.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos 11 candidatos na disputa da maior cidade do país. Haddad aparece com o quadro mais negativo, com 52% de rejeição. É seguido por Marta, 35%; Luiza Erundina, 25%; Celso Russomanno, 24%; Levy Fidelix, 22%; João Doria, 12%; Major Olimpio, 8%; Altino, 7%; João Bicó, 7%; Henrique Áreas, 5%; Ricardo Young, 5%. Não souberam ou não opinaram 8% dos entrevistados.

A administração de Haddad também foi avaliada. Apenas 13% a consideram ótima ou boa, outros 30% consideram regular e 57% falaram que é ruim ou péssima. Segundo o Ibope, 76% desaprovam a forma como petista vem administrando o município, 19% a aprovam. Outros 5% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o protocolo SP-07072/2016.

Tucano lidera em BH
Em Belo Horizonte, o candidato do PSDB, deputado estadual João Leite, lidera com 21% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Alexandre Kalil (PHS), com 11%. Em terceiro está Luís Tibé (PTdoB), com 6%, seguido por Eros Biondini (PROS) e Vanessa Portugal (PSTU), ambos com 5%. Délio Malheiros (PSD), Maria da Consolação (PSOL), Reginaldo Lopes (PT) e Sargento Rodrigues (PDT) têm 3% cada; e Marcelo Álvaro Antonio (PR) e Rodrigo Pacheco (PMDB), 2%. Votos brancos e nulos somaram 20%. Não sabem ou não responderam, 16%.

O Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-MG sob o protocolo MG-04289/2016.

Nenhum comentário: