sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Impeachment: Freire elogia decisão de comissão do Senado e diz que cassação de Dilma é importante para o País

Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), elogiou a aprovação nesta quinta-feira (5) do parecer da Comissão Especial do Senado pela admissibilidade do processo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

O parlamentar disse confiar que o plenário da Casa irá aprovar em definitivo o impeachment e destacou que a decisão é fundamental para que o País volte “aos trilhos”.

“Mais um passo na sensatez da política brasileira. A comissão autorizou a continuidade e agora iremos para o julgamento no plenário. Tudo indica que esse processo será encerrado até o final de agosto. O Senado evidentemente irá aprovar o impeachment da presidente afastada. É algo fundamental para que o Brasil volte aos trilhos e caminhe para um futuro melhor. O PPS, na figura do senador Cristovam Buarque, dará a sua contribuição para que o País possa encontrar esse novo caminho”, defendeu.

O processo
O relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que foi aprovado por 14 votos a 5 contrários, atesta as ilegalidades cometidas por Dilma e recomenda o julgamento final do processo pelo plenário da Casa.

Como ato de formalidade, o plenário será comunicado nesta sexta-feira sobre a decisão da comissão e, após, iniciar um prazo de 48 horas para a realização da sessão de votação do parecer no plenário por todos os senadores, prevista para a próxima terça-feira (9).

Se a maioria simples dos parlamentares decidirem como procedente a denúncia de que Dilma cometeu crime de responsabilidade no exercício do mandato, e que há motivos para o afastamento definitivo, ela será submetida ao julgamento final. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski prevê que a análise definitiva ocorrerá no dia 29 de agosto. A projeção do ministro é que o julgamento dure uma semana.

Nenhum comentário: