quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Lewandowski aceita que julgamento do impeachment comece em 25 de agosto

• Responsável pelo processo no Senado, presidente do Senado havia divulgado nota em que previa votação no dia 29

Fábio Fabrini e Isabela Bonfim - O Estado de S. Paulo

BRASIÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concorda em iniciar o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no dia 25 de agosto, caso o Senado aprove o prosseguimento do processo e seja possível cumprir os prazos processuais previstos até lá, de acordo com fontes próximas ao ministro.

A data é tida como ideal pela base do presidente em exercício Michel Temer, que trabalha para um desfecho o mais rápido possível. O presidente do Supremo é responsável pela condução do julgamento no Senado.
Anteriormente, a assessoria do STF havia divulgado nota afirmando que, possivelmente, o início do julgamento seria dia 29 de agosto.

O ministro só vai oficializar a data do julgamento após a confirmação do prosseguimento do processo de impeachment, que deve ser votado entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta.

A partir disso, a acusação será imediatamente notificada para apresentar seus argumentos em 48 horas. Os defensores do afastamento de Dilma, no entanto, já anunciaram que vão entregar o documento às 13h de quarta-feira. 10.

O adiantamento da entrega das alegações da acusação permite que o julgamento seja adiantado para 25 de agosto, uma quinta-feira, sem prejuízo para os prazos legais. Lewandowski já informou que não concorda com sessões durante os finais de semana.

A data agrada a base de Temer, que quer garantir que o julgamento, que pode durar uma semana, se encerre até o fim de agosto, para que o peemedebista participe da reunião do G20, que acontece na China entre 4 e 5 de setembro

Nenhum comentário: