sábado, 6 de agosto de 2016

PSB declara apoio a Indio para prefeito do Rio

• Após negociar com 5 partidos, legenda define Hugo Leal como vice

Bruno Góes - O Globo

Depois de negociar com PSDB, PRB, PMDB e Rede, o PSB decidiu, no último dia do prazo eleitoral para formalizar chapas, apoiar Indio da Costa, do PSD, para a prefeitura do Rio. Na tarde de ontem, o anúncio foi feito na sede do partido no Rio, no Flamengo. O deputado federal Hugo Leal (PSB) será o vice de Indio, em coligação que conta ainda com o Partido da Mulher Brasileira (PMB), presidido por Suêd Haidar, também presente no evento.

As negociações entre PSB e PSD vararam a madrugada de ontem. Às 21h de quinta-feira, a direção nacional do PSB havia fechado acordo com o PMDB para apoiar Pedro Paulo, mas, por volta das 5h de ontem, Indio reverteu o quadro e retomou o apoio dos socialistas.

Mesmo com a pressão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para esvaziar a campanha de Indio, o partido de Gilberto Kassab venceu a disputa. Agora, o PSB terá o terceiro maior tempo da campanha, atrás apenas de Jandira Feghali (PCdoB) — que tem o apoio do PT — e de Pedro Paulo, maior tempo de TV na campanha eleitoral.

— O eleitor está na busca de um candidato de centro. E o eleitor quer um bom gestor. Nós tínhamos pouco tempo de televisão. Agora, com a vinda do Hugo para cá, temos duas coisas que são fundamentais. A primeira: a gente vai ter dois gestores na prefeitura. Dois prefeitos trabalhando pelo Rio. E uma experiência política muito grande — disse Indio.

Na quinta-feira, Indio foi à convenção do PSB, mas o partido não anunciou o apoio a qualquer candidatura à prefeitura do Rio. No plenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, Indio pediu o apoio dos filiados e lançou Hugo Leal para ser vice em sua chapa. Entretanto, nada foi decidido.

Enquanto o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, negociava o apoio a Pedro Paulo, o presidente estadual, Hugo Leal, preferia Indio.

Mesmo com o apoio do PSB a Indio, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, costura um apoio independente de Romário à candidatura do PMDB. O ex-jogador, inclusive, não esteve presente na convenção e nem na formalização da chapa. Romário desistiu da candidatura no mês passado, depois de não conseguir arrecadar fundos para a campanha. Ele chegou bem perto de apoiar Marcelo Crivella (PRB) antes de ser retirado do comando estadual do PSB, que passou para as mãos de Hugo Leal.

Nenhum comentário: