quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Apelo na TV, Temer destaca urgência das reformas

• Sem mudança, ‘em poucos anos governo não terá como pagar aos aposentados’, adverte presidente

- O Globo

Em seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão como presidente efetivo do país, Michel Temer afirmou que o governo não terá como garantir o pagamento da aposentadoria sem uma reforma na Previdência Social.

Na breve fala, de cinco minutos, que foi ao ar às 20 horas, Temer destacou a necessidade urgente de enfrentar a questão da Previdência para evitar que em “poucos anos” o governo não tenha como pagar aos aposentados.

— Nosso objetivo é garantir um sistema de aposentadorias pagas em dia, sem calotes e sem truques. Um sistema que proteja os idosos, sem punir os mais jovens — afirmou Temer.

Nos três meses em que presidiu o país interinamente, Temer determinou a elaboração de um projeto de reforma da Previdência Social para tentar equilibrar as contas previdenciárias. Alvo de críticas da oposição, a proposta de Temer está sendo negociada com centrais sindicais alinhadas com a gestão do peemedebista, como a Força Sindical. Não há previsão de quando o texto será encaminhado para análise do Congresso.


Legislação trabalhista
A reforma da Previdência é considerada um dos maiores desafios do ajuste fiscal defendido pelo governo Temer como essencial para equilibrar as contas públicas. A proposta do Planalto fixa uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, que deve ser ampliado gradualmente podendo chegar aos 70 anos.

Temer também destacou a necessidade de “modernizar” a legislação trabalhista para, segundo ele, garantir os atuais empregos e gerar novos.

Uma proposta de reforma das leis trabalhistas está em discussão no governo, e o Executivo pretende enviar, ainda neste ano, o projeto ao Parlamento.

— O Estado brasileiro precisa ser ágil. Precisa apoiar o trabalhador, o empreendedor e o produtor rural. Temos de adotar medidas que melhorem a qualidade dos serviços públicos e agilizem sua estrutura — defendeu o presidente.

Recuperação do emprego
Temer ressaltou que o caminho do país “é desafiador”, mas avalia que “o pior já passou”.

— Indicadores da economia sinalizam o resgate da confiança no país. Nossa missão é mostrar a empresários e investidores de todo o mundo nossa disposição para proporcionar bons negócios que vão trazer empregos ao Brasil. Temos que garantir aos investidores estabilidade política e segurança jurídica — disse Temer.

O presidente afirmou que seu compromisso é resgatar a força da economia brasileira, e definiu o que serão os alicerces de seu governo:

— Eficiência administrativa, retomada do crescimento econômico, geração de emprego, segurança jurídica, ampliação dos programas sociais e a pacificação do país.

A questão da recuperação do emprego foi destacada por Temer como uma das maiores responsabilidades sobre seus ombros. Ele já havia abordado o tema na reunião com os ministros.

— Recebemos o país mergulhado em uma grave crise econômica: são quase 12 milhões de desempregados e mais de 170 bilhões de déficit nas contas públicas.

Apesar dos desafios, o presidente procurou passar uma mensagem de esperança:

— A incerteza chegou ao fim. É hora de unir o país e colocar os interesses nacionais acima dos interesses de grupos. Esta é a nossa bandeira. (Com G1)

Nenhum comentário: