sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Com prisão de Mantega, Lava Jato mira elo financeiro de esquema - Valdo Cruz

- Folha de S. Paulo

Um dos alvos da 34ª fase da Operação Lava Jato é identificar o elo financeiro entre o esquema de corrupção que teria sido montado pelo PT e os governos Lula e Dilma Rousseff.

Segundo a Folha apurou, os investigadores suspeitam que um destes elos seria o ex-ministro Guido Mantega (Fazenda), preso nesta quinta (22). Ele sempre negou qualquer relação com o esquema, mas algumas delações já envolveram o ex-ministro em contatos com empresários para que fizessem doações para campanhas do PT.

A prisão de Mantega, além de permitir à Força Tarefa da Lava Jato tentar identificar o elo financeiro com os governos Lula e Dilma, pode complicar ainda mais a situação dos ex-presidentes. Afinal, ele foi ministro de confiança total dos dois, um dos mais longevos a comandar a equipe econômica. A detenção foi revogada pelo juiz Sergio Moro, horas depois.

Na avaliação de investigadores, era necessária e fundamental participação de alguém de dentro do governo, ligado à área financeira, para dar o suporte ao esquema de desvios.

Até aqui, a Lava Jato acredita já ter identificado como funcionava o esquema entre empresas que tinham contratos com o governo e o PT. Delações apontam que tudo foi acertado entre empreiteiros e a direção petista para cobrança de propina sobre contratos firmados com a União. O PT nega, mas a Polícia Federal acredita já ter provas neste sentido.

Falta, na avaliação dos investigadores, chegar aos nomes de dentro do governo que tinham controle financeiro sobre estes contratos, em condições de pressionar empresários a cumprir o acordo que teria sido feito com o PT.

Em conversas reservadas com a Folha, empreiteiros já revelaram que, caso atrasassem algum pagamento de propina, sempre vinha um recado de dentro da área econômica de que, se não houvesse uma regularização nos desembolsos, poderia ocorrer algum atraso de pagamentos de contratos.

Esta informação até hoje não foi totalmente confirmada pelos investigadores, mas eles acreditam que, se for confirmada, estaria feita a ligação final entre o esquema de corrupção com a cúpula do governo, o que seria fatal para os planos do PT de tentar defender Lula e o partido.

Nenhum comentário: