terça-feira, 27 de setembro de 2016

Crivella chega a 35%, e Pedro Paulo vai a 11%

Pesquisa Ibope divulgada ontem pela Rede Globo mostra que o candidato do PRB a prefeito do Rio, Marcelo Crivella, subiu quatro pontos e chegou a 35% das intenções de voto. Pedro Paulo (PMDB), que passou a ter o apoio mais explícito do prefeito Eduardo Paes nas ruas e na TV, foi de 9% para 11% e agora está numericamente em segundo lugar, embora empatado na margem de erro com dois adversários. A pesquisa foi realizada de sexta a domingo passados. Freixo (PSOL) se manteve com 9%, e Indio (PSD) foi de 7% para 8%. Já Jandira (PCdoB), que fez caminhada e comício com a ex-presidente Dilma, perdeu dois pontos e está agora em quinto, com 6%, num empate com Bolsonaro (PSC). Jandira é a mais rejeitada: 37% afirmam que não votarão nela.

Ibope: Crivella amplia vantagem e chega a 35%

• Segundo instituto, Pedro Paulo (PMDB), Freixo (PSOL) e Indio (PSD) estão em segundo lugar, empatados tecnicamente

Bruno Góes, Gustavo Schmitt - O Globo

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o candidato do PRB, Marcelo Crivella, isolado à frente dos demais adversários na disputa à prefeitura do Rio, com 35% da preferência dos entrevistados. De acordo com o instituto, em segundo lugar, empatados tecnicamente, aparecem três candidatos: Pedro Paulo (PMDB), com 11%; Marcelo Freixo (PSOL), com 9%; e Indio da Costa (PSD), com 8%.

Jandira (PCdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC), ambos com 6% das intenções de voto, seguem de perto na corrida pela segunda colocação. Um pouco mais atrás numericamente aparecem Osorio (PSDB), com 4%; e Alessandro Molon (Rede) e Carmen Migueles (Novo), ambos com 1% cada.

Líder das pesquisas, Crivella adota, desde o início da campanha, a estratégia de apresentar-se como candidato ficha limpa e sem laços com a Igreja Universal. Apesar disso, se aliou ao PR do polêmico ex-governador Anthony Garotinho. O bom desempenho é o mais expressivo entre os concorrentes: pulou de 27% (em 23 de agosto) para 31% (14 de setembro), e agora alcançou os 35% — um crescimento de oito pontos em pouco mais de um mês. Sua rejeição, nas três pesquisas, despencou de 35% para 24%, e agora é de 27%.

— Sigo cauteloso e trabalhando muito. O resultado da pesquisa Ibope me traz profunda gratidão. São 43% dos votos válidos. Estamos perto da vitória — disse Crivella, ontem.
O segundo candidato que mais cresceu foi Pedro Paulo, aliado do prefeito Eduardo Paes. Saiu de 6% para 9%, e agora está com 11%. Até semana passada, Paes não vinha comparecendo nas agendas de Pedro Paulo. A campanha do peemedebista evitava exibir o prefeito na TV e na rua. Paes, no entanto, voltou no domingo a fazer campanha, em uma visita à Feira de São Cristóvão.

— Recebo o resultado com humildade e como estímulo para seguir trabalhando muito até o dia 2. A estratégia é continuar acordando cedo e dormindo tarde mostrando o que fizemos e o que vamos fazer o Rio avançar ainda mais — disse o peemedebista após divulgação da pesquisa.

Pedro Paulo disputa o voto dos eleitores de centro com Indio da Costa, que teve uma sensível evolução na série do Ibope: de 5% para 7%, e agora com 8% da preferência.

— O Ibope confirma a minha percepção da chance real e possível de chegar ao segundo turno. E reafirma que estou com a campanha correta, sincera e de conversa direta com o eleitor — disse Indio da Costa.

Numericamente à frente de Jandira, Marcelo Freixo nutre a expectativa de ser beneficiado pelo voto útil, já que os dois disputam o eleitorado de esquerda que quer derrotar o PMDB.

— Saiu agora uma pesquisa dizendo que Pedro Paulo está na nossa frente. Sabemos que não é verdade. Agora, a pesquisa não esconde que só há uma candidatura que pode derrotar o Pedro Paulo e tirar o PMDB do segundo turno: é a nossa. Isso é o mais importante dessa pesquisa — disse Freixo em comício nos Arcos da Lapa. Essa foi a primeira vez que ele apareceu numericamente atrás do peemedebista.

Na quarta-feira da semana passada, Jandira participou de comício ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff. Sua estratégia tem sido nacionalizar a campanha. A rejeição de Jandira voltou a oscilar na pesquisa de ontem: saiu de 35% para 37%, superando numericamente Pedro Paulo, que tem 36% — o candidato ficou marcado pela denúncia de agressão à ex-mulher, arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ontem, sem mencionar a pesquisa do Ibope, que registrou sua oscilação de dois pontos percentuais para baixo — de 8% para 6%—, a candidata do PCdoB afirmou que “não tem medo de número”.

— Vão manipular número, pesquisa, vão dizer que nós estamos caindo, que não temos competência — disse Jandira.

O Ibope também fez cinco simulações diferentes de segundo turno. Em todas as hipóteses, Crivella venceria os adversários. Com Marcelo Freixo, o candidato do PRB teria 52%, contra 22% do postulante do PSOL; com, Pedro Paulo, 51% a 20%; com Bolsonaro, 53% a 18%; com Jandira, 53% a 20%; e com Indio, 51% a 22%.

Avaliação da gestão Eduardo Paes
Na pesquisa divulgada ontem e encomendada pela TV Globo, brancos e nulos somam 16% e não responderam 3%. Não pontuaram Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO). A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O levantamento foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, com 1.204 eleitores, sob o protocolo RJ-06444/2016.

Na pesquisa , os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração de Eduardo Paes. Consideraram a gestão “ótima ou boa” 26% dos entrevistados; “regular”, 40%; e “ruim ou péssima”, 33%. Não responderam, 1%. Na pesquisa anterior, a gestão de Paes também havia sido avaliada como “ótima ou boa”por 27%. (Colaborou Miguel Caballero)

Nenhum comentário: