sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Em BH, líderes se distanciam dos demais candidatos, de acordo com pesquisa do Datafolha

José Marques – Folha de S. Paulo

BELO HORIZONTE - Os dois primeiros colocados na campanha à Prefeitura de Belo Horizonte ampliaram suas vantagens em relação aos outros candidatos, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (22). O deputado estadual João Leite (PSDB) passou de 30% para 33% das intenções de voto e o empresário Alexandre Kalil (PHS) de 19% para 21%.

Na simulação de segundo turno entre os dois, Leite venceria com 48% das intenções de voto contra 31% de Kalil.

A pesquisa anterior foi divulgada no último dia 9. Desde o início da campanha, Leite, candidato aliado do senador e ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB), e Kalil, ex-presidente do Atlético-MG, mantêm distância dos outros nove adversários.

O tucano se apoia no conhecimento que a população tem dele, que já concorreu outras duas vezes à prefeitura, enquanto Kalil afirma que "não é político".

Depois dos dois, quem mais pontua é a aposta do prefeito Marcio Lacerda (PSB) para sucessão, o vice Délio Malheiros (PSD), com 6%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ele empata tecnicamente com os candidatos com menor pontuação, como os deputados federais Reginaldo Lopes (PT), 4%, e Rodrigo Pacheco (PMDB), 3%.

Lopes e Pacheco têm citado padrinhos políticos na campanha eleitoral: o petista defende o legado dos ex-presidentes Lula e Dilma, enquanto o peemedebista fala que tem boa relação com o presidente Michel Temer.

Os também deputados federais Luis Tibé (PT do B) e Eros Biondini (PROS) oscilaram de 3%, na última pesquisa, para 2%. Com a mesma pontuação estão o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) e o federal Marcelo Álvaro Antônio (PR). Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) têm 1%.

Brancos e nulos somam 14% e 8% não opinaram.

Alexandre Kalil, que tem sido o principal alvo dos adversários na campanha, tem a maior rejeição dos eleitores (23%), seguido por João Leite (19%).

A pesquisa Datafolha foi feita nesta quarta-feira (21) e ouviu 864 pessoas. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MG-03427/2016.

Aprovação de Lacerda cai
O índice de aprovação da gestão Marcio Lacerda caiu desde a segunda quinzena de agosto, segundo o Datafolha. Antes, 36% consideravam seu governo bom ou ótimo, porcentagem que passou para 29%.

Os que acreditam que seja ruim ou péssimo oscilaram de 23% para 24%. A taxa de avaliação regular subiu de 39% para 44%. 3% não opinaram.

Nenhum comentário: