quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Haddad descarta vídeo de Lula

• Pesquisas qualitativas rejeitam apoio do ex-presidente, que não vai ao ar na propaganda de TV

Sérgio Roxo - - O Globo

Ovídeo gravado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o horário eleitoral do candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi rejeitado em pesquisas qualitativas e não foi ao ar. Devido ao teste, a participação do líder petista na propaganda na televisão é incerta.

Lula gravou depoimento para a campanha de Haddad na última segunda-feira pela manhã. A aparição do expresidente na propaganda havia sido acertada em um almoço com Haddad, na semana passada, no Instituto Lula.

Apesar da indefinição sobre a presença de Lula na propaganda, o ex-presidente tem tido participação intensa na campanha de Haddad. No último domingo, os dois estiveram juntos em uma caminhada no extremo da Zona Leste de São Paulo. Na terça-feira, Lula foi a um encontro do candidato com intelectuais na região central da cidade.

Em 2012, Lula foi o principal fiador e cabo eleitoral da campanha de Haddad na televisão. Neste ano, além de esconder o PT, o prefeito de São Paulo não usou o padrinho nenhuma vez no horário eleitoral até agora.

Segundo a última pesquisa do Ibope, divulgada ontem, Haddad está em quarto lugar, com 13% de intenções de voto, em empate técnico com Marta Suplicy (PMDB), que tem 16% e, por sua vez, está empatada tecnicamente com Celso Russomanno (PRB), que tem 22%.

Ao participar de um comício do candidato a prefeito Marcio Pochmann (PT) em Campinas, no interior paulista, Lula ontem voltou a dizer que é “ingenuidade política ou máfé” achar que ele é o chefe do esquema de corrupção na Petrobras e que espera que, ao final das investigações ou o acusem “de verdade” ou peçam desculpas.

O ex-presidente disse ainda que sua vida política “não é novela e não termina por capítulo” e que fica feliz ao ver que empresários acusados de corrupção também estão sendo presos. (Colaborou Stella Borges)

Nenhum comentário: