terça-feira, 27 de setembro de 2016

No Recife, prefeito Geraldo Julio mantém preferência do eleitorado

• Socialista também vence as duas simulações de segundo turno, contra petista e tucano

- O Globo

-RECIFE- Todos os candidatos que disputam a prefeitura do Recife permanecem praticamente estáveis na intenção de votos do eleitorado da capital pernambucana. É o que indica a última pesquisa Ibope, divulgada ontem: todos os aspirantes ao comando do município tiveram pequenas variações em relação à última sondagem, sempre dentro da margem de erro de três pontos percentuais. Geraldo Julio (PSB), que busca se reeleger, permanece na liderança, com 39% da preferência entre os 1.001 eleitores escutados entre os dias 22 e 25 de setembro — no levantamento anterior, realizado entre 9 e 13 de setembro, o socialista tinha 38%.

Em segundo lugar, com 29%, aparece João Paulo (PT), prefeito do Recife de 2001 a 2008. Na última pesquisa, o petista contava com 27% das intenções de voto. E, em terceiro lugar, vem Daniel Coelho (PSDB), com 15% — o tucano tinha 13% da preferência na sondagem passada. Na sequência, tecnicamente empatados, estão Priscila Krause (DEM), com 3%; Edilson Silva (PSOL), 2%; e Carlos Augusto (PV), com 1%. No levantamento anterior, Priscila tinha 4%; Edilson, 3%; e Augusto, com 1%. Nas duas pesquisas, Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não atingiram 1% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somaram 8%, contra 10% da sondagem passada, enquanto os indecisos ficaram em 3% — antes eram 4%.

Na primeira pesquisa Ibope, realizada entre os dias 18 e 21 de agosto, João Paulo tinha 27%; Geraldo Julio, 26%; Daniel Coelho,11%; Priscila Krause, 8%; Edilson Silva, 4%; Carlos Augusto, 1%; Pantaleão, 1%; e Simone Fontana, 1%. Brancos e nulos somavam 15%, enquanto indecisos eram 6%.

O Ibope também fez a simulação de eventuais embates no segundo turno. Quando a disputa ficou entre Geraldo Julio e João Paulo, o socialista recebeu 50% das intenções de voto, contra 35% do petista — brancos e nulos somaram 11% e indecisos, 4%. Já num segundo turno entre Geraldo e Daniel Coelho, o socialista também venceria com 49%, contra 32% do tucano — brancos e nulos foram 14% e indecisos, 5%. Finalmente, na simulação entre João Paulo e Coelho, os dois candidatos aparecem exatamente empatados, ambos com 42% — brancos e nulos foram 12% e indecisos, 4%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de Pernambuco”. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-02941/2016.

Nenhum comentário: