sexta-feira, 23 de setembro de 2016

No Recife, prefeito Geraldo Júlio (PSB) cresce e assume liderança isolada

João Pedro Pitombo – Folha de S. Paulo

SALVADOR - O prefeito Geraldo Júlio (PSB) assumiu a liderança isolada na corrida pela Prefeitura do Recife, à frente do ex-prefeito João Paulo Lima (PT), que caiu cinco pontos percentuais, aponta pesquisa Datafolha. Eles estavam empatados tecnicamente.

Geraldo Júlio oscilou de 36% para 38% em comparação com a pesquisa divulgada em 9 de setembro. Na pesquisa feita nos dias 23 e 24 de agosto, o prefeito tinha 28%.

Já João Paulo caiu de 34% para 29%. Antes do início da campanha no rádio e televisão, o petista marcou 32%.

Em terceiro lugar aparece Daniel Coelho (PSDB), que cresceu de 11% para 13%. Priscila Krause (DEM), que tinha 2%, agora tem 3%.

Edilson Silva (PSOL) marcou 2%. Carlos Augusto (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não chegaram a 1%.

O número de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo são 8% e os indecisos são 6%.

O Datafolha também fez simulação de segundo turno entre Geraldo Júlio e João Paulo. O prefeito lidera com 49% das intenções de voto contra 38% do petista. Na pesquisa anterior, Geraldo tinha 49% contra 39% de João Paulo.

Apadrinhado do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, Júlio disputa a reeleição sustentado por coligação de 20 partidos e apoio do governador Paulo Câmara (PSB).

Prefeito entre 2001 e 2008, João Paulo é uma das principais esperanças do PT nas capitais. Nesta quinta, o ex-presidente Lula participa no Recife de um ato de campanha em apoio ao candidato petista na capital pernambucana.

Em terceiro lugar, o tucano Daniel Coelho é deputado federal e tem apenas o PSL, além do próprio PSDB, em sua chapa. Ele diz ser o "candidato da mudança".

A pesquisa Datafolha também apontou que 36% das pessoas aprovam a gestão de Geraldo Júlio, enquanto 18% rejeitam. Para 42%, ela é regular. 4% não responderam.

O levantamento foi realizado nesta quarta (21) com 864 entrevistas no Recife. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não são mostrados os nomes dos candidatos, Geraldo Júlio e João Paulo têm respectivamente 29% e 22%.

Daniel Coelho tem 8%, Priscila Krause com 2% Edilson Silva com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-04534/2016.

Nenhum comentário: