quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O grande ausente – Bernardo Mello Franco

- Folha de S. Paulo

Há algo em comum nas duas eleições mais importantes do ano. Com medo de perder votos, os candidatos do PMDB no Rio e em São Paulo decidiram esconder Michel Temer de suas campanhas. Ninguém quer aparecer ao lado do presidente, que passou a ser visto como um espantalho de eleitores.

Na disputa carioca, Pedro Paulo tenta ignorar a existência de Temer. Apesar de contar com o maior tempo de propaganda, o peemedebista não exibiu nenhuma imagem do correligionário. Nos debates, ele tem sido chamado de "golpista" —o deputado era aliado do PT, mas votou a favor do impeachment na Câmara.

A omissão de Temer provoca mais estranhamento porque três ex-presidentes participam ativamente da campanha no Rio. Fernando Henrique Cardoso pede votos na TV para o candidato do PSDB, Carlos Roberto Osório. Nos últimos dias, Lula e Dilma Rousseff subiram no palanque de Jandira Feghali, do PC do B.

Temer também é o grande ausente na eleição de São Paulo, onde votará no domingo. Marta Suplicy tem se esforçado para evitar a associação com o aliado. Mesmo assim, seu comitê atribui a queda recente nas pesquisas à impopularidade dele. O fantasma de retirada de direitos dos mais pobres, representado pelas reformas trabalhista e previdenciária, passou a assombrar a senadora.

A rejeição ao presidente se transformou na principal esperança de Fernando Haddad para ultrapassar Marta e voltar a sonhar com a ida ao segundo turno.Em ato na noite de terça (27), o petista iniciou o discurso com a palavra "Primeiramente". A plateia entendeu a deixa e respondeu com um sonoro "Fora Temer".

Na semana decisiva, o tucano João Doria exibiu o apoio de FHC no horário eleitoral. Lula ainda não apareceu no programa petista, mas participou de duas atividades públicas com Haddad. O prefeito só evitou aparecer com Dilma —afinal, a capital paulista concentrou as maiores manifestações a favor do impeachment.

Nenhum comentário: