quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Após derrota, PT começa a discutir reformulação

• Integrantes chegam a cogitar alterações no nome, no número 13 e na estrela vermelha

Renan Xavier* - O Globo

-BRASÍLIA- A Executiva nacional do PT se reuniu ontem pela primeira vez após a derrota eleitoral de domingo, quando perdeu quase 60% do número de prefeituras país afora. E, diante do quadro, integrantes da cúpula da legenda chegaram inclusive a propor uma reformulação total do partido.

O secretário nacional de assuntos institucionais do PT, deputado federal Reginaldo Lopes (MG), disse que a legenda poderia analisar alterações até da estrela vermelha, do número 13 e do nome do partido.

— Os valores que o PT defende estão cada vez mais vivos na sociedade. Agora, tem uma barreira que as elites conseguiram criminalizar, que é a estrela, o 13, o PT. Então, o que fazer? Há uma criminalização ao PT, à marca e não ao nosso conteúdo — declarou.

Após reunião, no entanto, o presidente da legenda, Rui Falcão, disse que tratavase apenas de uma opinião pessoal do colega e que reformular todo o partido não será cogitado. O dirigente atribuiu a grande perda de prefeituras nas eleições do último domingo a uma “ofensiva terrível” contra a legenda desde os primeiros escândalos do mensalão.

Contudo, ele afirmou que as eleições são águas passadas. O PT, segundo Falcão, deve parar de culpar agentes externos e voltar a fazer política de cotidiano:

— A nossa disposição quando iniciamos esse balanço, em que reconhecemos também erros e não somente culpa da política econômica, da Lava-Jato e da mídia, é tirar lições desses erros. Vamos voltar a ter política no cotidiano, e não somente nas eleições, e rever as nossas estruturas organizativas e tentar ter uma reunificação da esquerda. (*Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira)

Nenhum comentário: