sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ibope: Crivella mantém liderança com 46% contra 29% de Freixo

Crivella lidera disputa com 61% dos votos válidos

• Pesquisa mostrou que 21% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo

Caio Barbosa – O Dia

RIO- O Ibope divulgou hoje sua segunda rodada de pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições para prefeito do Rio de Janeiro. A diferença entre os candidatos Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (Psol), que era de 26 pontos percentuais na primeira pesquisa, caiu nove pontos e agora é de 17.

De acordo com o instituto, Crivella caiu de 51% para 46% na preferência do eleitorado carioca, enquanto Marcelo Freixo subiu de 25% para 29%. O número de entrevistados que pretende votar em branco ou anular o voto se manteve em 21%, e apenas 4% estão indecisos. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Crivella poderia alcançar entre 43% e 46%, enquanto Marcelo Freixo teria entre 26% e 32%.

Se forem considerados apenas os votos válidos,critério utilizado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição, quando são descartados os brancos e nulos (além dos indecisos), a diferença entre os dois candidatos caiu 12 pontos percentuais. Na primeira pesquisa, Crivella bateria Freixo por 67% a 33%. Na divulgada ontem, a vitória seria por 61% a 39%.

O candidato Marcelo Freixo comemorou o resultado: “Começou a virada. Estamos sentindo isso nas ruas. As pessoas estão descobrindo quem é o Crivella e o que está por trás daquela fala mansa. Vamos ganhar esta eleição para fazer uma administração que respeite todos os cariocas”, disse Freixo.

O DIA procurou o candidato do PRB, através de sua assessoria de imprensa, para que ele comentasse o resultado da pesquisa, mas até o fechamento desta edição não houve nenhuma resposta por parte de Crivella.

Migração de votos
A redução da diferença entre a dupla, segundo o Ibope, se justifica pela migração de votos de eleitores que no primeiro turno optaram por outros candidatos e que, neste segundo turno, tendiam a votar em Crivella, mas mudaram de opinião nos últimos dias.

A pesquisa anterior mostrava que 52% dos eleitores de Pedro Paulo (PMDB), que terminou em terceiro lugar, pretendiam votar em Crivella, e apenas 19% em Freixo. No levantamento divulgado ontem, 39% dizem que votam em Crivella, contra 32% que devem votar em Freixo.

A mudança mais significativa ocorre entre os que preferiam Indio da Costa (PSD). Apesar de o candidato ter declarado apoio a Crivella, a maioria de seus eleitores agora pretende votar em Freixo. Na pesquisa anterior, 37% preferiam Crivella e 30% Freixo. Agora, 44% pretendem votar no candidato do Psol e apenas 33% no candidato do PRB.

O Ibope entrevistou 1.001 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-00407/2016.

Nenhum comentário: