sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Kalil passa João Leite em Belo Horizonte, segundo Ibope

Por Estevão Taiar e Cristian Klein - Valor Econômico

SÃO PAULO E RIO - A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte teve uma reviravolta ontem, de acordo com pesquisa Ibope. O empresário e ex-presidente do Atlético-MG Alexandre Kalil (PHS) lidera a disputa no segundo turno, com 41% das intenções de voto. O segundo colocado é João Leite (PSDB), com 35%.

No primeiro turno, Kalil ficou em segundo lugar, com 26,5% dos votos e João Leite teve 33,4%.

Na pesquisa de ontem, feita entre os dias 17 e 20 de outubro, 18% dos eleitores disseram que votariam em branco ou nulo e 6% não souberam ou não opinaram. Foi a primeira sondagem Ibope divulgada no segundo turno da capital mineira.

João Leite também é ligado ao Atlético Mineiro. Ele foi goleiro e ídolo do clube nos anos 1970 e 80. O ex-jogador é aliado do senador e presidente nacional do PSDB Aécio Neves (MG), que busca ser o candidato tucano à Presidência da República em 2018.

Na disputa à Prefeitura do Rio, numa inversão de tendência apontada pelo Datafolha, na sexta-feira, Marcelo Freixo (Psol) reduziu a desvantagem para Marcelo Crivella (PRB), de acordo também com o Ibope. Pelo levantamento feito entre 17 e 19 de outubro, a diferença entre os dois concorrentes caiu nove pontos percentuais. Era de 26 pontos (51% a 25%) segundo a última pesquisa do instituto, no dia 10, e passou agora para 17 pontos (46% a 29%). O percentual de indecisos oscilou de 3% para 4%. Entrevistados que disseram que votarão em branco e nulo permaneceram em 21%.

Isso sugere que o crescimento de Freixo se dá pela adesão direta de quem preferia Crivella, e não por uma redução dos que pretendem invalidar o voto - o que é confirmado pela análise da migração das preferências dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno.

Houve uma mudança brusca, principalmente na opinião dos eleitores de Pedro Paulo (PMDB) e Indio da Costa (PSD). Na pesquisa anterior do Ibope, 52% dos que optaram pelo pemedebista diziam que votariam em Crivella, e agora são 32%; os que preferiam Freixo passaram de 19% para 32%. Entre os eleitores de Indio, o candidato do Psol agora lidera: de 30% passou a 44%; e o senador do PRB caiu de 37% para 33%. A mudança ocorre a despeito de Indio ter declarado apoio a Crivella.

Desconsiderando os entrevistados que optaram pelo não voto, Crivella oscilou de 67% dos votos válidos para 61%, e Freixo subiu de 33% para 39%. A última pesquisa, do Datafolha, registrava uma tendência de crescimento de Crivella, que subia de 44% para 48%, enquanto Freixo oscilava de 27% para 25%, em relação ao levantamento anterior do instituto.

Em Goiânia, o ex-prefeito e governador Iris Rezende (PMDB) é o líder, com 48% das intenções de voto, contra 35% de Vanderlan (PSB). Outros 12% dos eleitores disseram que votariam em branco ou nulo e 5% não sabem ou não responderam.

O protocolo da pesquisa registrada no TRE de Goiás é GO-09624/2016, e os eleitores foram ouvidos entre 18 e 20 de outubro.

Já em Aracaju, Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) estão empatados dentro da margem de erro, com 44% e 41% das intenções de voto, respectivamente. Além disso, 13% dos eleitores ouvidos disseram que votariam em branco ou nulo e 2% não souberam ou não opinaram. A pesquisa foi feita entre 17 e 20 de outubro.

Todas as pesquisas têm índice de confiança de 95%. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, foram ouvidos 1.001 eleitores e as pesquisas têm margem de erro de três pontos percentuais. Em ambos os casos, o levantamento foi encomendado pela TV Globo. Já em Goiânia e Aracaju apenas 602 pessoas participaram das sondagens, e a margem é de quatro pontos. As empresas que pagaram pelas pesquisas foram, respectivamente, TV Anhanguera e TV Sergipe.

Nenhum comentário: