domingo, 30 de outubro de 2016

PSDB e PMDB lideram disputas nas capitais

O PSDB, que disputa em oito capitais e lidera as pesquisas de intenção devoto em quatro, pode se tornar o grande vencedor deste segundo turno. Em seguida, surge o PMDB, com três dos seus seis candidatos também na frente. Já o PT concorre em apenas uma capital, onde está em segundo lugar. Ao todo, o país terá eleições hoje em 57 cidades.

Voo tucano PSDB lidera pesquisas em 4 capitais

• PMDB está na frente em três; PT só concorre em uma, mas seu candidato está atrás de prefeito do PSB

Isabel Braga e Eduardo Bresciani - O Globo

-BRASÍLIA- O PSDB poderá sair como grande vitorioso das eleições municipais deste ano nas capitais. O partido lançou candidatos em 13, elegeu dois no primeiro turno — um deles, João Doria, governará a cidade mais populosa do país — e neste segundo turno lidera, segundo as pesquisas, em quatro das oito capitais em disputa. Em 2012, os tucanos elegeram quatro prefeitos de capital. O PMDB apresentou candidatos em 18 capitais, elegeu um no primeiro turno e está na frente em três das seis onde concorre.

O cenário é de incerteza em pelo menos sete das 18 capitais onde haverá eleição hoje. Segundo as últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope, os candidatos estão tecnicamente empatados em Belo Horizonte, Curitiba, São Luís, Vitória, Belém, Fortaleza e Aracaju.

No caso de Fortaleza, pesquisa Datafolha divulgada ontem não aponta o empate técnico. Traz o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), doze pontos percentuais à frente do candidato Capitão Wagner (PR), que tem o apoio de duas forças importantes no estado: o senador peemedebista Eunício Oliveira e o senador tucano Tasso Jereissati. Roberto Cláudio é o candidato dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes e tem o apoio do governador Camilo Santana (PT).

A última pesquisa Ibope divulgada ontem sobre a disputa em Curitiba mostra que os dois candidatos estão empatados tecnicamente — mas o ex-prefeito Rafael Greca (PMN) aparece agora numericamente à frente de Ney Leprevost (PSD). Em Belém, o atual prefeito tucano Zenaldo Coutinho está numericamente à frente do ex-prefeito Edimilson Rodrigues (PSOL). Antes, era Edmilson quem liderava. Os dois, porém, permanecem em empate técnico.

EM RONDÔNIA, AZARÃO TUCANO LIDERA
Neste segundo turno, o PSDB lidera em Porto Alegre, com Nelson Marchezan Júnior, e em Rondônia, com o promotor de Justiça Dr. Hildon, que foi um dos azarões do primeiro turno. O partido tem ainda dois prefeitos perto da reeleição: Artur Virgílio Neto, em Manaus, e Rui Palmeira, em Maceió, que deverá derrotar Cícero Almeida (PMDB), candidato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O PMDB lidera em Goiânia, com o veterano Iris Rezende; em Cuiabá, com Emanuel Pinheiro; e em Florianópolis, com Gean Loureiro.

O PSB disputa em três capitais e, nesta reta final, continua liderando apenas em Recife, com o atual prefeito, Geraldo Júlio. No primeiro turno, o partido elegeu o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. Em Aracaju, o candidato do PSB, Valadares Filho, está em empate técnico com Edvaldo Nogueira (PCdo B), que já governou a capital. O partido também disputa em Goiânia, com Vanderlan, que está distante 14 pontos de Iris Rezende, segundo a última pesquisa.

O PDT tenta a reeleição em duas capitais nordestinas: Fortaleza e São Luís. Na capital maranhense, há empate técnico. O atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), está numericamente à frente do candidato do PMN, Eduardo Braide. Em Fortaleza, o Ibope aponta empate técnico, enquanto o Datafolha mostra Roberto Cláudio em vantagem.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, está animado com o desempenho do partido nas eleições municipais e diz achar que esse fortalecimento poderá turbinar uma candidatura à Presidência em 2018. No primeiro turno, o PDT reelegeu o prefeito de Natal, Carlos Eduardo. O ex-ministro Ciro Gomes já foi lançado pelo partido na disputa pelo Palácio do Planalto. Lupi disse esperar que o PDT, que disputa neste segundo turno em oito cidades, vencerá em pelo menos seis.

NO 1º TURNO, PT SÓ GANHOU EM UMA CAPITAL
O PT, que lançou candidatos em 19 das 26 capitais, só elegeu um prefeito no primeiro turno (Rio Branco) e concorre apenas em uma capital (Recife) neste segundo turno. Nas últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope e Datafolha, o petista João Paulo aparece em segundo lugar, com o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) liderando com folga. Nas eleições de 2012, o PT elegeu quatro prefeitos de capital, entre eles Fernando Haddad, em São Paulo, que não se reelegeu.

O PSD disputa em duas capitais e lidera em Campo Grande, com Marquinhos Trad. O PRB lidera no Rio e a Rede, em Macapá.

Chama a atenção na disputa nas capitais a presença de partidos nanicos que não tem viés ideológico, como PMN e PHS. Nesses casos, os candidatos têm características próprias que atraem o eleitorado, independentemente da estrutura da legenda.

Rafael Greca (PMN), por exemplo, já foi prefeito de Curitiba há 20 anos e ministro no governo Fernando Henrique. Eduardo Braide, também do PMN, é filho de um ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Antonio Carlos Braide, e chegou ao segundo turno como surpresa, após seu bom desempenho nos debates. Os dois estão em empate técnico com os adversários.

ALÉM DAS CAPITAIS, 2º TURNO EM 39 CIDADES
No caso do PHS, o candidato que o representa é Alexandre Kalil, em Belo Horizonte. Ele já passou por PSDB e PSB antes de chegara ao partido e tem como mote de sua campanha a frase “chega de político”.

Nas eleições deste ano, vinte prefeitos tentaram se reeleger. Sete venceram no primeiro turno, alguns com larga margem, como o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB). Também foram reeleitos o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD); de Teresina, Firmino Filho (PSDB); de Palmas, Carlos Amastha (PSB); de Natal, Carlos Eduardo (PDT); e o petista Marcus Alexandre, em Rio Branco.

Além das 18 capitais, haverá segundo turno em 39 cidades brasileiras. O PSDB é o partido que disputa com maior número de candidatos neste segundo turno. Os tucanos tentam vencer a disputa em oito capitais e 11 outros municípios. O PMDB disputa em seis capitais e dez municípios. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PMDB foi a sigla que mais elegeu prefeitos no primeiro turno e comandará 1.026 municípios. O PSDB elegeu 792 prefeitos.

Nenhum comentário: