quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Trump será o presidente com maioria mais ampla no Congresso em 8 décadas

• Distribuição de cadeiras na Câmara e no Senado favorece republicanos, mas novo líder precisará negociar com grupos dentro do próprio partido para aprovar pautas como o aumento do teto de gastos públicos; democratas usarão obstrução

Cláudia Trevisan – O Estado de S. Paulo

O presidente eleito Donald Trump assumirá a Casa Branca no dia 20 de janeiro com a maior base republicana no Congresso desde 1928 e a disposição de usar o poder do Executivo para transformar elementos fundamentais das políticas externa, econômica e social dos EUA. Mas os democratas terão o poder de usar a obstrução para bloquear ou retardar a aprovação das propostas no Senado.

“Nós veremos mudanças gigantescas de políticas públicas e há muitas coisas que o presidente pode fazer por decreto”, afirmou David Birdsell, reitor da Escola Marxe de Relações Públicas e Internacionais.

Apesar de ter maioria no Congresso, o professor avaliou que Trump poderá entrar em conflito com setores do Partido Republicano que defendem a redução do déficit público e se opõem ao aumento de gastos governamentais.

Contrariando os conservadores fiscais da legenda, o presidente eleito prometeu manter benefícios sociais e ampliar investimentos em infraestrutura.

Trump venceu com um discurso populista e nacionalista, de rejeição da globalização e o compromisso de colocar os interesses dos americanos em primeiro lugar. Sua promessa de trazer de volta empregos industriais, renegar acordos de livre comércio e deportar imigrantes ilegais encontrou eco principalmente entre trabalhadores brancos sem educação superior que se transformaram em sua principal base de apoio.

“Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos”, disse o presidente eleito em seu discurso de vitória na madrugada de quarta-feira, no qual elogiou a adversária Hillary Clinton, a quem acusou de ser uma criminosa na campanha. “Agora é o momento para a América curar as feridas da divisão”, declarou um moderado Trump. “Para todos os republicanos, democratas e independentes do país, eu digo que é o momento de nos aproximarmos como um povo unido.”

A expectativa de que os democratas ganhariam o controle do Senado também não se concretizou. Os republicanos terão 51 das 100 cadeiras do Senado, nove a menos que as 60 necessárias para evitar manobras de obstrução da oposição. Chamada de filibuster, a prática foi usada com frequência pelos republicanos quando eram minoria na Casa no governo Obama.

Mundo. As relações exteriores são o terreno em que Trump terá a maior liberdade de atuação, mas ainda não está claro quais de suas promessas ele pretende de fato cumprir, observou Carla Robbins, especialista em segurança nacional e diplomacia do Council on Foreign Relations. “Ele não tem experiência em política externa e seu slogan ‘América em Primeiro Lugar’ tem inspiração isolacionista e quase neofascista.”

Segundo Robbins, muito do que será feito dependerá da equipe que Trump nomeará para comandar a diplomacia e a defesa americana, o que não será uma tarefa simples. Grande parte dos especialistas em segurança nacional do Partido Republicano rejeitou a candidatura de Trump, por considerá-la contrária aos princípios da política externa americana.

Números. Hillary perdeu a disputa no Colégio Eleitoral, mas venceu o voto popular. Com a apuração quase concluída na tarde de quarta, ela tinha 59,7 milhões de votos, 210 mil a mais que os 59,47 milhões obtidos pelo adversário. A democrata se tornou o quinto caso na história de candidatura a vencer na votação direta, mas perder no Colégio Eleitoral – Trump obteve, até quarta, 290 votos eleitorais contra 228 da rival.

Enquanto Trump teve mais votos entre brancos que o candidato republicano de 2012, Mitt Romney, Hillary ficou abaixo do vencedor daquele ano, Barack Obama, em todos os grupos demográficos – os hispânicos deram a ele mais votos que a Romney quatro anos atrás.

Além de Hillary, as sondagens de intenção de voto, que foram quase unânimes em apontar uma vitória da democrata, foram grandes derrotadas na eleição americana.

Nenhum comentário: