segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Atos contra corrupção se espalham pelo Brasil

• Protestos nas capitais levantam bandeiras pela moralização da política e saída de Renan

- O Estado de S. Paulo

Os protestos contra a corrupção mobilizaram milhares de manifestantes ontem em 25 Estados do País e no Distrito Federal. Um dos principais alvos dos atos foi o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Em Belo Horizonte, os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na região centro-sul da cidade. A Polícia Militar não divulgou o total de público. Ao mesmo tempo em que protestavam contra as mudanças no projeto de lei das 10 Medidas Contra a Corrupção, com pedido de renúncias de Renan e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os organizadores criticaram o governador Fernando Pimentel (PT), investigado por corrupção pela Operação Acrônimo.

No chamado “Varal da Vergonha” foram colocadas fotos de deputados estaduais que, segundo os organizadores do ato, ainda não revelaram como deverão votar o pedido de autoriza- ção para abertura de ação penal contra Pimentel no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por causa da Acrônimo. Decisão da própria corte determinou que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais se posicionasse sobre o pedido. Nesta semana, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), deverá julgar se a autorização da Assembleia é ou não necessária.

No Recife, o ato ocorreu na orla da Praia de Boa Viagem. Em marcha, os manifestantes percorreram dois quilômetros, acompanhados de trios elétricos e bonecos gigantes, durante cerca de três horas. A Polícia Militar não divulgou estatísticas de público do evento.

Com faixas, camisetas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes exigiam a renúncia de Renan, o fim do foro privilegiado e o resgate do projeto original das dez medidas anticorrupção. Durante o percurso, o locutor de um dos carros de som iniciou a leitura de uma lista com os nomes dos parlamentares da bancada pernambucana que votaram a favor da lei que pune procuradores e juízes.

Em Salvador, no Farol da Barra, podiam ser ouvidos gritos contra a corrupção e moraliza- ção na política brasileira. A Polícia Militar estimou um público de 1.200 pessoas. Em Aracaju, o protesto foi organizado pelo grupo Direita Sergipana. O Hino Nacional foi cantado em vá- rios momentos durante a manifestação, na Praia 13 de Julho.

No Sul, o grito de protesto nas três maiores cidades catarinenses – Florianópolis, Joinville e Blumenau – foi “fora, Renan”. O presidente Michel Temer foi poupado. / LEONARDO AUGUSTO, MONICA BERNARDES, HELIANA FRAZÃO, ANTÔNIO CARLOS GARCIA e ALINE TORRES, ESPECIAIS PARA O ESTADO

Nenhum comentário: