segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Câmara tenta votar ajuda aos estados

• Presidente da Casa marca sessões para hoje e amanhã; quorum é dúvida

- O Globo

-BRASÍLIA- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para hoje e amanhã sessões para tentar votar o projeto de ajuda financeira aos estados. Depois do fracasso da última quinta-feira, quando não houve acordo para aprovar a proposta, Maia recebeu apelos de parlamentares de estados endividados, em especial o Rio, para nova tentativa. Mas será difícil trazer os deputados a Brasília nesta semana antes do Natal, já que o Congresso conseguiu limpar a pauta orçamentária. No Senado, não há sessões marcadas. O Congresso realizou sessão na última quinta-feira justamente para aprovar as matérias orçamentárias e encerrar o ano.

A pauta da Câmara poderá incluir ainda o Projeto de Decreto Legislativo suspendendo decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às companhias aéreas cobrarem pelas bagagens a serem despachadas pelos passageiros. A proposta, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), foi aprovada pelo Senado e agora tem regime de urgência na Câmara. A sessão de hoje é às 18h.

Mas, em tese, os parlamentares já saíram de férias. Isso porque o Congresso votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO) de 2017, que fixa os parâmetros macroeconômicos para o próximo ano, como a meta fiscal, além do Orçamento. Pela Constituição, o Congresso só entra em recesso se aprovar a LDO. Pela Constituição, os trabalhos do Legislativo são encerrados dia 22 deste mês. Por isso, a Câmara ainda pode convocar sessões, mesmo que o Senado e o Congresso tenham decretado férias.

Maia admitiu que será difícil conseguir consenso sobre a proposta e quorum suficiente para promover a votação. Os líderes partidários passaram a chamar os deputados, mas muitos alegam problemas de deslocamento, como falta de passagens, nos dias que antecedem o Natal.

Não há consenso na Câmara sobre o texto que passou pelo Senado e incluiu uma lista de exigências para os estados que receberem a ajuda da União. A tendência é que os deputados derrubem essas contrapartidas e deixem apenas uma exigência: um teto para os gastos públicos dos estados por dois anos.

O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), disse que está chamando seus deputados, mas que há problemas de voo por causa do Natal:

— Por enquanto, a sessão está mantida. Será difícil votar a matéria da renegociação das dívidas dos estados porque é polêmica.

— Acredito que o quorum será difícil amanhã — reforçou o líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF).

O primeiro item da pauta é o projeto que cria um regime de recuperação fiscal de emergência aos estados. O plano prevê que os estados deixem de pagar por até três anos os encargos da dívida. O programa beneficia diretamente o Rio. Essa medida foi negociada no Ministério da Fazenda e prevê a renegociação da dívida, com alongamento por 20 anos, para estados menos endividados. O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, tem feito apelos para a aprovação do programa.

Nenhum comentário: