terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Defesa de Dilma pede investigação de ex-presidente da Andrade

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entrou, nesta segunda-feira (19), com requerimento para que Otavio Azevedo, ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez, seja investigado por falso testemunho e eventual violação do acordo de delação premiada
No pedido encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, a assessoria jurídica de Dilma alega que está comprovado que Azevedo fez falsas afirmações à Justiça.

Em seu primeiro depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia 19 de setembro, Azevedo afirmou que a empreiteira doou, via caixa dois, R$ 1 milhão de reais à campanha de Dilma nas eleições de 2014.

No dia 10 de novembro, os advogados de Dilma apresentaram documentos registrando uma doação legal da empreiteira ao PMDB. Entre eles, a cópia de um cheque nominal à conta do então candidato a vice e hoje presidente, Michel Temer. Na petição, a defesa da ex-presidente frisou que essa fora uma doação à chapa Dilma-Temer.

No dia 17 de novembro, Azevedo teve que fazer novo depoimento à Justiça. Confrontado com documentos, mudou sua versão, afirmando que a doação da construtora fora legal.

Ele contou ainda ter se reunido com o vice-presidente no dia 26 de junho de 2014, em Brasília, para discutir a doação. Mas não sabia o que ocorrera depois por ter embarcado em seguida para Portugal.

Além do requerimento endereçado ao vice-procurado-geral eleitoral, os advogados de Dilma encaminharam pedido para o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot," para que seja investigada a conduta de colaborador", dentro do acordo de delação premiada.

"Diante da afirmação falsa feita à Justiça Eleitoral, ele deve ser investigado tanto por falso testemunho como eventual violação do acordo de delação premiada", afirma Flávio Crocce Caetano, advogado de Dilma.

Em nota, a defesa de Otávio Azevedo afirmou que "de forma alguma houve falso testemunho e que todos os esclarecimentos e documentos respectivos já foram devidamente apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral e à Procuradoria-Geral da República".

Nenhum comentário: