quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

PMDB dá maior votação contra projeto do Planalto

• Foram 47 votos do partido de Temer pela retirada de contrapartidas dos Estados na renegociação das dívidas, tida como a maior derrota do governo

Ricardo Brito – O Estado de S. Paulo

/ BRASÍLIA - O PMDB, partido do presidente Michel Temer, deu o maior número de votos favoráveis à retirada das contrapartidas ao socorro dos Estados no projeto de renegociação das dívidas com a União aprovado anteontem pela Câmara.

O levantamento foi feito pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, no mapa da votação dos deputados na proposta, tida como a maior derrota de Temer no Congresso desde que assumiu o Palácio do Planalto em maio.

Dos 66 deputados da bancada peemedebista, a maior da Casa, 50 participaram da votação e 47 deles se manifestaram a favor do fim das exigências para que o governo federal atenda aos entes regionais. Houve apenas dois votos contrários e uma abstenção.

O PT, segunda maior bancada com 58 deputados, deu 40 votos a favor das alterações do projeto – somente um contra e uma abstenção. A mudança de postura dos petistas foi decisiva para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tivesse seguran- ça para levar adiante a votação.

Na discussão do projeto, o partido estava inicialmente propenso a obstruir a votação, mas decidiu apoiar o projeto após firmar um acordo com a base para retirar do texto uma proposta que previa o financiamento ao Plano de Demissão Voluntária.

A proposta recebeu o voto de 311 deputados, 54 a mais do que o mínimo necessário. O texto foi aprovado com 296 votos a favor, 12 contra e três abstenções. O PSDB, terceira maior bancada, com 47 deputados, deu 27 votos a favor do fim das contrapartidas, um contra e uma abstenção.

Nenhum comentário: