sábado, 7 de janeiro de 2017

Fatos e factoides – Editorial | Folha de S. Paulo

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), demonstra em seu começo de mandato uma grande preocupação com a imagem.

Vestido de gari, varreu alguns metros de rua por poucos segundos para muitas dezenas de fotos. Instituiu multas para secretários que se atrasem para compromissos oficiais. Mandou pintar salas da prefeitura com paredes sujas.

A atenção a providências comezinhas e midiáticas lembra a vassoura e os bilhetinhos de Jânio Quadros, presidente, governador e duas vezes prefeito de São Paulo (1953-55 e 1986-88).

Tais gestos terão tanto menos importância quanto melhor for o desempenho de Doria. Espera-se que, em breve, o tucano dê mais notícias de seus projetos de fôlego do que de factoides.

Espera-se também que passe o tempo dos malabarismos das primeiras medidas, que tentam equilibrar promessas eleitorais com os primeiros choques de realidade.

O preço das tarifas de ônibus não seria reajustado; teve de sê-lo em parte, em uma equação complexa, pois os cofres públicos não dão mais conta de subsídios. A promessa de rever as velocidades máximas na cidade teve de ser maquiada.

Marquetagem à parte, não são maus os prognósticos. Doria escolheu um secretariado de bom nível. Tem dado ênfase a problemas sociais graves da cidade, como escassez de vagas em creches e filas para exames médicos.

Algumas de suas primeiras medidas são corretas, embora o anúncio das providências não tenha sido acompanhado de explicações práticas, como no caso do corte de despesas com fornecedores e outras medidas de contenção de gastos.

Mais importante, os moradores de São Paulo esperam saber de grandes decisões e planos que Doria terá de anunciar caso pretenda dar rumo maior a sua gestão.

Haverá reforma na educação municipal? O que será feito das licitações do transporte por ônibus? Será recalculada e redesenhada a distribuição de linhas?

Como lidará com a previdência dos servidores e seu deficit crescente? Haverá um plano de previdência privada ou outras medidas?

O que se vai fazer a fim de reorganizar as unidades básicas de atendimento do SUS e conciliá-las com as unidades do Estado? Vai expor de modo detalhado os gastos com saúde, em parte realizados por organizações privadas, de modo que os cidadãos possam avaliar custos e benefícios do sistema?

Essas são questões cruciais de governo. Não os factoides dos primeiros dias —futilidades que serão esquecidas se a administração tiver êxito, mas que brilharão como lantejoulas do marketing vulgar caso o governo Doria seja apagado.

Nenhum comentário: