terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Jovair se queixa de ação de ministros

• Para candidato do PTB à presidência da Câmara, governo deve ficar neutro

Isabel Braga, Junia Gama | O Globo

-BRASÍLIA- Ao destacar que é preciso paridade na disputa pela presidência da Câmara, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), que lança hoje sua candidatura, reclamou ontem do envolvimento de ministros do governo de Michel Temer na campanha do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEMRJ). Na última quinta-feira, em evento em Recife com a presença de deputados pernambucanos e de outros estados do Nordeste, Maia conseguiu reunir três ministros de diferentes partidos. Jovair deixou clara sua insatisfação e disse que haverá problemas para o governo caso esse envolvimento continue:

— Entendo um ministro do partido se posicionar, e até ajudar. Mas fora disso, fica previsivelmente tendencioso. Não vai dar certo. Joga o candidato no colo do governo — afirmou o líder do PTB que disputa a vaga com Maia na eleição marcada para 2 de fevereiro.

Segundo Jovair, em encontro na última quarta-feira, o presidente Michel Temer reafirmou a ele que manteria a neutralidade do governo no processo.

— O presidente Temer me garantiu que o Planalto não tem nenhuma preferência e que vai determinar que ministros não interfiram na eleição — disse Jovair, logo após o encontro com Temer.

Na quinta-feira, no entanto, três ministros pernambucanos participaram do almoço com Rodrigo Maia em Recife: Mendonça Filho (Educação), Bruno Araújo (Cidades) e Fernando Coelho Filho (Minas e Energia). O almoço reuniu quase 30 deputados, a maioria de Pernambuco, mas também de outros estados nordestinos. Segundo alguns dos presentes, os ministros sustentaram que era uma questão de civilidade a presença em encontro onde estava o presidente da Câmara.

ROSSO LANÇA CANDIDATURA
Jovair ligou para ministros nos últimos dias para reclamar da atuação por Maia. Mas no domingo, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, esteve em almoço com Maia, em Maceió, do qual também participaram deputados alagoanos, o governador Renan Filho (PMDB) e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Com um discurso de que é preciso sepultar de vez o centrão, dirigentes de alguns dos partidos do grupo que predominou durante a presidência de Eduardo Cunha na Câmara — PP, PR e PSD — articulam apoio à reeleição de Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Juntos, esses partidos reúnem cerca de 120 votos.

Mesmo sem o apoio efetivo da cúpula de seu partido, Rogério Rosso (PSD), fez ontem um lançamento virtual de sua candidatura à presidência da Câmara, no Facebook, usando uma camisa da Chapecoense. Em um discurso de quase 40 minutos, defendeu as reformas trabalhista e tributária, mas disse que a da Previdência, prioridade do governo Temer, não será aprovada como chegou à Câmara.

Nenhum comentário: