terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Maia reúne Centrão e oposição em almoço em SP

• Em campanha para se reeleger na presidência da Câmara, deputado do DEM participa de encontro com Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes

Pedro Venceslau André Ítalo Rocha | O Estado de S. Paulo

Mesmo sem ainda ter anunciado oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez campanha ontem em São Paulo, onde reuniu apoio de parlamentares da oposição, do Centrão e de tucanos.

No primeiro encontro do dia, novo líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), levou 10 dos 14 deputados paulistas da legenda para uma reunião com o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, no Palácio dos Bandeirantes.

Apesar de o partido apoiar Maia, Alckmin disse que não pretende se posicionar sobre a disputa na Câmara. Em seu discurso, o governador elogiou o deputado do DEM, que, segundo ele, “foi bem” nos poucos meses que presidiu a Casa, mas afirmou que a eleição “é assunto interno dos deputados”.

Antes do deputado do DEM, o governador tucano recebeu na semana passada o também candidato Jovair Arantes (PTBGO), cujo partido faz parte do Centrão, bloco de 13 partidos encabeçado por PP, PTB, PR e PSD. Jovair foi acompanhado do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Afilhado político de Alckmin, o prefeito da capital, João Doria, participou dos dois encontros, mas também não declarou apoio a ninguém.

Cantina. Após a reunião no Palácio dos Bandeirantes, Maia participou de um almoço em uma tradicional cantina de São Paulo com cerca de 20 deputados. Ao lado dele na mesa sentaram-se Orlando Silva (PC do B) e Andres Sanches (PT), que são de partidos da oposição e que ainda não definiram formalmente quem apoiarão.

“O almoço foi uma demonstração de força política do Rodrigo Maia pela quantidade de deputados que ele reuniu”, disse Silva ao Estado.

Filiado ao PSD, partido do também candidato Rogério Rosso (DF), o deputado Antonio Goulart também participou dos encontros com Maia na capital paulista.

Nenhum comentário: