quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Para Rosso, novo mandato vai gerar ‘instabilidade’ na Casa

• Para deputado do PSD, informação de que auxiliares de Temer atuam para esvaziar sua candidatura é ‘intriga’

Daiene Cardoso e Igor Gadelha | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Candidato a ocupar a presidência da Câmara, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), elevou o tom ontem e classificou de “intriga” a informação de que auxiliares do Palácio do Planalto atuam para esvaziar as candidaturas vinculadas ao Centrão. Em viagem pelo interior de Goiás, Rosso disse que a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai gerar “instabilidade e insegurança” na Casa. “É muita pretensão achar que só um deputado garante a governabilidade.”

Rosso reiterou a disposição de manter sua candidatura e afirmou que não negociará cargos ou aceitará a liderança do governo em troca de desistir da disputa. “Sou desprendido de tudo isso”, disse.

O deputado se mostrou confiante de que o Supremo Tribunal Federal (STF) atuará para “fazer justiça” e impedir a candidatura de Maia – a Corte vai analisar se um presidente da Casa com mandato-tampão, como é o caso do deputado do DEM, pode concorrer à reeleição. “Essa história de ‘já ganhou’ normalmente o final não é feliz”, disse.

O líder do PSD afirmou que mantém contato com o presidente Michel Temer pelo menos quatro vezes por semana e que ele vem demonstrando “isenção” no processo de eleição. Em referência ao secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, Rosso disse que “membros com grau de parentesco” com Maia não terão a mesma isenção – o presidente da Câmara é casado com a enteada do secretário – e reclamou da falta de “paridade de armas” ao concorrer contra o deputado do DEM.

Viagens. Rosso iniciou nesta semana sua agenda de viagens para conquistar o voto dos colegas. “Muitos deputados estão manifestando apoio à nossa candidatura independente do posicionamento dos seus partidos”, afirmou. Ele negou que esteja conversando sobre a composição da Mesa Diretora da Câmara e a distribuição de cargos nas comissões permanentes.

Hoje, Rosso seguirá para Fortaleza, onde deve jantar com deputados cearenses. Nos próximos dias vai a João Pessoa, Recife, Natal e São Paulo.

Cobrança. O novo líder do PSDB, deputado Ricardo Tripoli (SP), cobrou Maia (DEM-RJ) que anuncie logo sua candidatura à reeleição ao comando da Casa. “Disse a ele que seria importante que anunciasse logo. Tenho certeza que ele registrou minha sugestão e fará o mais breve possível”, afirmou Tripoli, em entrevista ontem à imprensa na Câmara, após voltar de almoço com Maia na residência oficial da presidência da Casa.

Nenhum comentário: