terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Presidente diz que desemprego é maior preocupação

- Valor Econômico

SÃO PAULO - O presidente Michel Temer disse ontem, em entrevista à agência de notícias "Reuters", que a maior preocupação de seu governo é com o desemprego. Ele afirmou que a economia deve começar a dar sinais de crescimento já no primeiro semestre deste ano, mas, devido à capacidade ociosa das empresas, espera queda do desemprego só a partir do segundo semestre. "É muito provável que ainda neste semestre a capacidade ociosa das empresas seja utilizada por elas, mas nós pensamos que, a partir do segundo semestre ou de meados do segundo semestre, o desemprego já comece a diminuir e o crescimento venha de uma vez", afirmou, segundo a "Reuters". O Brasil tem hoje cerca de 12 milhões de desempregados, uma taxa de 11,9%.

Em outro trecho da entrevista, Temer afirmou: "Nós temos que nos ater muito à questão do desemprego, essa é a principal preocupação, e isto significa o crescimento da economia".

Conforme a Reuters, o presidente refutou a ideia segundo a qual a retomada esteja demorando: "Estamos aqui há sete, oito meses e já tomamos muitas medidas. Na verdade, estávamos numa recessão profunda e o primeiro passo é sair da recessão."

Mais adiante, o presidente negou intenção de se candidatar à reeleição em 2018. "Este é um governo de reformas e sendo um governo de reformas é um governo preparatório para o governo que virá em 2018", afirmou. "Eu espero apenas cumprir essa tarefa e deixar que meu sucessor possa encontrar um país mais tranquilo."

Nenhum comentário: