terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PSD de Rosso dá apoio a presidente da Câmara

• Em troca, partido reivindica espaço na Mesa Diretora e relatorias de projetos importantes; decisão isola candidatura do deputado do DF

Daiene Cardoso | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Após almoço na residência oficial da Câmara, a bancada do PSD decidiu ontem fechar apoio à recondução do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao cargo de presidente da Casa e, desse modo, isolar a candidatura do correligionário Rogério Rosso (DF).

A formalização do apoio ao atual presidente da Câmara se dará hoje, depois de uma conversa do novo líder do PSD, Marcos Montes (MG), com Rosso.

Durante o encontro com Maia, os deputados do PSD ouviram que em sua chapa haverá lugar para o partido na Mesa Diretora, seja na Segunda, na Terceira ou na Quarta-Secretaria.

Os parlamentares também disseram que o presidente da Câmara indicou que o PSD poderá, futuramente, relatar projetos relevantes. Outra promessa é que partido também vai participar das negociações sobre a escolha do novo líder do governo na Casa. “Queremos compor com ele (Maia)”, afirmou Montes.

A bancada divulgará hoje uma nota na qual destaca seu compromisso com a governabilidade e seu respeito a Rosso.

Na conversa com o ex-líder prevista para hoje, Montes deve enfatizar que a sigla deu tempo para o parlamentar se viabilizar politicamente e que, se ele quiser continuar na disputa, não terá o apoio da bancada.

Isolado no seu partido, Rosso afirmou que vai anunciar amanhã o futuro de sua candidatura. Ele tem um acordo de apoio mútuo com o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), que está na disputa. Se desistir, a tendência é que passe a buscar votos para Jovair.

Rosso afirmou que, dos 37 deputados da bancada do PSD, 15 se reuniram com Maia no almo- ço de ontem. Segundo o deputado, o apoio a Maia não é unânime entre os colegas e que vai consultar a cúpula do partido antes de definir seu destino.

PSB. Com 34 deputados, a bancada do PSB na Câmara dos formalizou na noite de ontem o apoio do partido à reeleição de Maia. A formalização foi feita por meio de carta entregue ao parlamentar fluminense durante jantar do presidente da Casa com deputados da bancada do Ceará em um hotel em Fortaleza. / Colaborou Igor Gadelha

Nenhum comentário: