terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PT faz consulta sobre lançar Lula candidato

Daniel Weterman | O Estado de S. Paulo

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda ontem que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa do dirigente é de que, após as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ter a candidatura lançada no 6.º Congresso Nacional da sigla, marcado para ocorrer entre 7 e 9 de abril.

“Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6.º Congresso, torná-lo nosso candidato”, escreveu Falcão

Na semana passada, Lula participou de duas agendas públicas, em Salvador e Brasília, para reiterar que vai andar pelo País em 2017 e que está preparado para ser candidato. Falcão, que acompanhou Lula durante os atos, disse que o partido não tomou decisão oficial de lançar o ex-presidente como candidato, mas que o PT não cogita “plano B” para a “aspiração nacional”, que seria a tentativa de que Lula volte a comandar o País.

“Tanto quanto em outras ocasiões que tenho presenciado, Lula ainda não admite ser candidato, mas reitera, com muita convicção, que está preparado e sabe exatamente o que é preciso fazer para tirar o Brasil da crise, criar empregos, distribuir renda, reacender o ânimo e a confiança da população”, disse o presidente nacional do PT.

Inelegibilidade. O ex-presidente, no entanto, corre o risco de se tornar inelegível perante a Justiça Eleitoral caso seja condenado em segunda instância antes da disputa de 2018. O petista é réu em cinco ações penais, duas relacionadas diretamente à Operação Lava Jato, nas quais é acusado de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário: