sábado, 4 de fevereiro de 2017

‘Economistas não vão resolver o problema’

• Em conversa reservada, Temer diz que vai procurar Lula

Júnia Gama e Eduardo Barretto | O Globo

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda aproveitou a conversa no Hospital Sírio-Libanês para dar conselhos de governo ao presidente Michel Temer. Disse que não se pode fazer uma reforma da Previdência em período de recessão econômica e lembrou que, quando tentou estabelecer mudanças nesse sentido em seu governo, acabou ocorrendo, por exemplo, a criação do PSOL, um partido que surgiu de diversas dissidências do Partido dos Trabalhadores.

Lula também destacou a necessidade de despertar o mercado consumidor. O ex-presidente classificou ainda como uma “imoralidade” as taxas de juros praticadas no Brasil.
— Não são economistas que vão resolver o problema do Brasil. Temos que resolver pela política, temos que conversar — afirmou Lula.

O ex-presidente disse a Michel Temer que lhe telefonasse quando quisesse conversar. Segundo relatos de quem esteve próximo aos dois, Temer disse, durante a visita, que iria procurá-lo agora que o primeiro contato foi restabelecido no hospital.

TEMER DECRETA LUTO
O presidente Temer se manifestou ontem cedo sobre o estado de saúde da ex-primeira-dama Marisa Letícia pela primeira vez. Logo no início de seu discurso, na posse de três novos ministros nomeados ontem depois da eleição na Câmara dos Deputados, ele pediu um minuto de silêncio. Ele pediu a todos “pensamento positivo” para a mulher do ex-presidente Lula, com quem se encontrou na noite de quinta-feira para prestar solidariedade.

— Gostaria de fazer pensamento positivo para a ex-primeira-dama dona Marisa, que está numa situação muito delicada. Peço um minuto de silêncio para que possam homenagear dona Marisa com a nossa fé e nossa oração — disse o presidente.

À noite, ele decretou luto oficial de três dias em razão da morte da ex-primeira dama. Temer e a esposa, Marcela, transmitiram condolências à família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, companheiro de Marisa.

“Lamento profundamente o falecimento da Senhora Marisa Letícia Lula da Silva hoje, em São Paulo. Neste momento de profunda dor e pesar na família do ex-presidente Lula, eu e Marcela transmitimos a ele, a seus filhos e aos demais familiares e amigos, as mais sinceras condolências”, disse Michel Temer, na nota.

Nenhum comentário: