quarta-feira, 29 de março de 2017

Coluna do Estadão

Andreza Matais, Marcelo de Moraes | O Estado de S. Paulo

TCU vê mais prejuízos em obras do Comperj
O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) virou um elefante branco. Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou sobrepreço de R$ 544 milhões em mais quatro contratos tocados por nove empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. As obras integram a primeira fase do empreendimento, 85% executada. Por falta de dinheiro, a entrega da obra foi adiada para 2021. O ministro Vital do Rêgo, relator do processo, deve avaliar se cabe pedir o bloqueio de bens dos responsáveis pelo prejuízo. O caso será julgado hoje.

Pedalada mineira. O presidente da OAB, Claudio Lamachia, notificou extrajudicialmente o governo de Minas a recompor, em 10 dias, o fundo de reserva dos depósitos judiciais e a devolver os recursos já utilizados indevidamente.

Carimbada. Minas tem usado os recursos para outros fins que não custeio “da previdência social, pagamento de precatórios, assistência judiciária e amortização da dívida com a União”.

Tá feio. O assédio de deputados do PR sob o comando de Valdemar Costa Neto está incomodando a área técnica do Ministério dos Transportes. Chegou ao Planalto queixa de que servidores são tratados como funcionários do partido.

É verdade! Entre as autoridades que o STM vai condecorar no dia 1.º de abril está o juiz Sérgio Moro, que vai receber o grau Distinção. Já o senador Magno Malta (PR-ES) será homenageado com a Alta Distinção, segunda maior honraria.

Pela Previdência. Cinco ministros participaram da rodada de reuniões individuais feitas ontem pelo núcleo político do governo. Foram cobrados a entregar os votos dos seus partidos na reforma da Previdência.

Sem presentes. Aniversariante do dia, o ministro Maurício Quintella (Transportes) não foi poupado. Ele aproveitou para reiterar que o PR está rachado sobre a reforma.

Prejuízo. Os protestos contra a reforma da Previdência custarão ao Ministério da Fazenda R$ 111,8 mil em reparos devido a invasão do prédio público no último dia 15, que deixou portas quebradas.

Desde o império. Coordenador da bancada mineira na Câmara, Fabinho Ramalho somou nova derrota. A presidência da Vale, que era do mineiro Murilo Ferreira, passa para o paulista Fabio Schvartsman.

Ídola. Inspirado na apresentadora Sabrina Sato, o deputado Silvio Costa começou regime intermitente: só come a cada 16 horas. Ele diz que já perdeu 4 quilos em 15 dias

O ritmo de cada um. Um ministro do TSE já está na página 700 do relatório final de Herman Benjamin sobre a ação da chapa Dilma/Temer. Outro ainda nem começou a ler as 1.086 páginas. O julgamento começa terça.

Deixa pra lá. Com o apoio de 214 deputados, a CPI da Carne Fraca ainda não foi instalada.

Recorde. 59 milhões de pessoas se engajaram no tuíte do prefeito João Doria devolvendo a cutuvelada que recebeu da Amazon.

Nenhum comentário: