terça-feira, 21 de março de 2017

‘Hoje vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar Costa Neto’, diz Gilmar

Presidente do TSE reforça que o atual sistema eleitoral está ‘exaurido’

Catarina Alencastro | O Globo

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, voltou a defender nesta segunda-feira mudanças no atual sistema eleitoral, dizendo que o atual modelo está "exaurido". Hoje, afirmou, "vota-se em Tiririca e se elege Valdemar Costa Neto", ex-deputado do PR condenado por corrupção no julgamento do Mensalão. Gilmar rejeitou a ideia de consultar a população via plebiscito sobre a reforma política, defendida na semana passada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

— Eu acho um pouco difícil (plebiscito), tendo em vista a tecnicalidade. Daqui a pouco fica perguntando sobre a qualidade de carne em plebiscito ou sobre modelo proporcional, modelo aberto. Veja, já embaraça nós, embaraça vocês. Isso colocar num plebiscito — ponderou Gilmar.

Ao chegar para a abertura do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, o ministro disse que todos os modelos eleitorais têm defeitos, mas dificilmente há um com "tantos inconvenientes" quanto o atual, que é proporcional, com coligações e financiamento empresarial proibido. Gilmar Mendes afirmou que o eleitor não se lembra em quem votou pouco tempo após as eleições porque o voto "não tem efeito", já que poucos deputados atingem o quociente eleitoral e se elegem por seus próprios votos. A maioria se elege graças a um puxador de votos.

— Dificilmente se chegará a um modelo com tantos inconvenientes como este que nós temos agora. 

Em geral os candidatos não têm votos suficientes para se atingir o coeficiente eleitoral e no dia seguinte já estão divorciados (das coligações que os elegeram). No nosso sistema hoje, vota-se em Tiririca e elege-se Valdemar da Costa Neto e Protogenes — pontuou.

O seminário ocorre no auditório do TSE nas tardes de hoje e amanhã. Participam do evento o ministro da Transparência, Torquato Jardim, ministros do TSE e parlamentares. Um dos oradores é o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deu uma rápida passada no evento, mas saiu antes da abertura oficial.

Nenhum comentário: