quarta-feira, 26 de abril de 2017

Desastre em três dimensões | Miriam Leitão

- Globo

Ficção da defesa de Dilma não fica em pé. A ex-presidente Dilma diz que João Santana e Mônica Moura foram induzidos a delatar “fatos inexistentes” para ter redução da pena, e que eles não precisavam receber por fora porque eram os “profissionais de marketing mais bem pagos na história”. A conta no exterior existe, eles disseram que receberam, e a Odebrecht disse que pagou. Se é tudo falso, por que eles estariam inventando crimes para se culparem?

Em recente entrevista, Dilma sustentou que Marcelo Odebrecht tinha sofrido uma “espécie de tortura” e agora diz que Santana e Mônica foram induzidos a falar mentiras. Quem estaria por trás dessa “tortura” e da indução à confissão de falso crime? Pelo que está implícito, ela quer dizer que foi o Ministério Público e a Justiça.

A situação da ex-presidente se complica. Da mesma forma que o atual presidente Temer, seu companheiro de chapa, e também respondendo a julgamento no TSE. As investigações vão derrubando a tese de que ela nada fez de errado que justificasse o que aconteceu ao seu governo.

Dilma foi tirada do cargo por outros motivos, mas também sólidos. Na recente viagem que fez aos Estados Unidos, a ex-presidente garantiu às plateias que não cometeu crime algum e que por isso seu impeachment foi tão violento quanto sua prisão na ditadura. Só acredita nisso quem não viu a economia. A dimensão do mal causado por Dilma na economia é gigantesco. Foi criminoso mentir sobre as estatísticas fiscais, foi criminoso usar os bancos públicos como caixas paralelos. Ela errou na gestão e nas decisões de política econômica. Como resultado, provocou a recessão, o aumento do desemprego, a queda da renda, o descontrole das contas.

Quando assumiu o governo, o país tinha um superávit primário de 3%, quando saiu, deixou um déficit primário de 3%. Isso é a pior deterioração que as contas do governo tiveram desde o começo da era do real. A dinâmica iniciada por ela, de contas ladeira abaixo, continuou produzindo estragos e é difícil ser revertida.

Na origem do descontrole está o crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Quem repete que não foi crime tem que forçosamente propor a revogação da lei que em 2000 coroou um longo processo de estabilização da economia. Se a LRF fosse revogada, é fácil prever o que aconteceria em seguida: o país veria uma deterioração mais profunda e rápida da confiança, e a inflação voltaria a subir, aumentando a exclusão dos mais pobres.

Ela distribuiu favores a empresas e setores econômicos com uma abusiva concessão de vantagens. As delações da Odebrecht fortalecem a suspeita de que havia um balcão de venda de facilidades e Medidas Provisórias bem no Ministério da Fazenda. As investigações podem levar à comprovação de outros crimes cometidos pela ex-presidente, mas não se pode esquecer a dimensão do crime econômico e fiscal cometido em seu governo, porque foi ele que desorganizou a economia e provocou a maior destruição de emprego desde a era Collor.

Há atos condenáveis da ex-presidente Dilma no meio ambiente e na área energética. E neste ponto tudo se mistura. As hidrelétricas construídas na Amazônia, especialmente Belo Monte, foram crime ambiental e contra os direitos dos índios, e também centrais de propina, como tem sido dito pelos delatores. Uma esquerda digna desse nome não pode achar normal o que aconteceu em Belo Monte. Na energia, suas decisões também são indefensáveis. Ela reduziu as tarifas para ganhar a eleição e as elevou após o fechamento das urnas.

Dilma pode continuar dizendo que nada fez de errado. E quem não quer fazer a conexão com a crise econômica pode acreditar nisso. Mas agora, com depoimentos como os de Marcelo Odebrecht e o casal “Feira”, fica mais difícil manter a tese de que Dilma é vítima.

O que é preciso ficar claro são as três dimensões do desastre provocado pela ex-presidente. Houve erros de gestão e de política econômica e isso custou caro ao país. Houve crime contra a ordem fiscal e orçamentária, e isso a tirou do governo. E agora estão sendo investigadas as suspeitas que pesam sobre as suas campanhas políticas e sobre atos do seu governo.

Nenhum comentário: