sexta-feira, 14 de abril de 2017

Dilma afirma que Marcelo Odebrecht faltou com a verdade

Por Carmen Munari | Valor Econômico

SÃO PAULO - A ex-presidente Dilma Rousseff reagiu nesta quinta-feira às declarações do ex-dirigente da Odebrecht dadas em vídeo de delação premiada. Em nota, Dilma não cita especificamente as afirmações do ex-executivo.

A nota desmente as falas do empreiteiro e o acusa de mentir. “É mentira que Dilma Rousseff tivesse conhecimento de quaisquer situações ilegais que pudessem envolver a Odebrecht e seus dirigentes, além dos integrantes do próprio governo ou mesmo daqueles que atuaram na campanha da reeleição. Ele [Marcelo Odebrecht] não consegue demonstrar tais insinuações em seu depoimento. E por um simples motivo: isso nunca ocorreu. Ou seja: o senhor Marcelo Odebrecht faltou com a verdade”, afirma no texto.

O ex-dirigente da empreiteira, preso desde junho de 2015, afirmou no vídeo divulgado na quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que Dilma sabia de desvio de dinheiro da Petrobras para a campanha. Ela e a então presidente da Petrobras, Graça Foster, teriam conversado com Marcelo em 2010 sobre os recursos doados para a campanha de forma irregular. O dinheiro era desviado do contrato de prestação de serviços da Odebrecht à Petrobras e os recursos eram dados ao PT e ao PMDB.

Dilma diz que nunca manteve relação de amizade ou de proximidade com o então executivo. “Muitas vezes os pleitos da empresa não foram atendidos por decisões do governo, em respeito ao interesse público. Essa relação distante, e em certa medida conflituosa, ficou evidenciada em passagens do depoimento prestado pelo senhor Marcelo Odebrecht”, disse a ex-presidente na nota divulgada à imprensa.

A ex-presidente nega também que tenha tomado qualquer decisão para beneficiar diretamente a Odebrecht ou mesmo qualquer outro grupo econômico. Ao mesmo tempo, Dilma comemora o acesso que terá às delações dos ex-dirigentes da empreiteira, após vazamentos. “Não são insinuações ou mentiras, lançadas por empresários ou executivos de uma construtora, que esconderão ou mesmo distorcerão os fatos. A verdade vai triunfar, apesar dos ataques”, afirma.

Segue a íntegra da nota.
“A propósito das referências ao nome de Dilma Rousseff nas delações firmadas por executivos da Odebrecht, a assessoria de imprensa da presidenta eleita esclarece:

É fato notório que Dilma Rousseff nunca manteve relação de amizade ou de proximidade com o senhor Marcelo Odebrecht. Muitas vezes os pleitos da empresa não foram atendidos por decisões do governo, em respeito ao interesse público. Essa relação distante, e em certa medida conflituosa, ficou evidenciada em passagens do depoimento prestado pelo senhor Marcelo Odebrecht.

É mentira que Dilma Rousseff tivesse conhecimento de quaisquer situações ilegais que pudessem envolver a Odebrecht e seus dirigentes, além dos integrantes do próprio governo ou mesmo daqueles que atuaram na campanha da reeleição. Ele não consegue demonstrar tais insinuações em seu depoimento. E por um simples motivo: isso nunca ocorreu. Ou seja: o senhor Marcelo Odebrecht faltou com a verdade.

Também são falsas as acusações de que Dilma Rousseff tenha tomado qualquer decisão para beneficiar diretamente a Odebrecht ou mesmo qualquer outro grupo econômico. Todas as decisões do seu governo foram voltadas ao desenvolvimento do país, buscando o bem estar da população, a partir do programa eleito nas urnas.

Após meses de insinuações, suspeitas infundadas e vazamentos seletivos de acusações feitas indevidamente por dirigentes da Odebrecht, finalmente Dilma Rousseff terá acesso a íntegra das declarações. Não conseguirão atingir a sua honra e a sua vida pública, porque tais acusações são mentirosas.

A presidenta eleita espera que as investigações transcorram com imparcialidade e transparência, sem acobertamentos políticos ou direcionamentos para favorecer líderes políticos. A verdade dos fatos será demonstrada. Não são insinuações ou mentiras, lançadas por empresários ou executivos de uma construtora, que esconderão ou mesmo distorcerão os fatos. A verdade vai triunfar, apesar dos ataques.
Assessoria de imprensa
Dilma Rousseff”

Nenhum comentário: