terça-feira, 23 de maio de 2017

Para perito contratado por Temer, gravação de Joesley é ‘carne podre’

Ricardo Molina afirmou ainda que PGR é incompetente para análise

André de Souza e Jailton de Carvalho | O Globo

-BRASÍLIA- O perito Ricardo Molina apresentou ontem o resultado de uma perícia segundo a qual a gravação feita pelo empresário Joesley Batista, em conversa com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, deveria ser jogada no lixo. Contratado pela defesa de Temer, Molina disse que há mais de 50 pontos com problemas, o que indica que houve edição e que a gravação está “nitidamente corrompida” .

Foi esse áudio, captado por Joesley sem o conhecimento de Temer, que levou o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abrir um inquérito contra o presidente por corrupção, obstrução de justiça e organização criminosa. Na última sexta-feira, numa avaliação parcial, Molina disse concordar com a Procuradoria-Geral da República (PGR), autora do pedido de investigação, que disse haver uma sequência lógica na conversa.

PROBLEMAS EM TODO ÁUDIO
Ontem, ao apresentar o resultado de sua perícia, ele sustentou que não pode considerar haver uma sequência lógica numa conversa com vários trechos ininteligíveis, em especial os ditos por Temer.

Segundo Molina, há problemas em todo o áudio, mas destacou um trecho em especial: é quando Temer fala “tem que manter isso, viu”, após Joesley informá-lo que fez pagamentos ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e que estava agora de bem com ele. Molina disse que há seis possíveis pontos de edição nesse trecho. E mesmo que outros partes da gravação estivessem intactas, o perito argumentou que o áudio é como uma “carne podre”: deve ser descartado por inteiro, em vez de tentar separar o que presta e o que não presta.

— Nesse intervalo de 17 segundos, foram detectados cinco pontos de alto risco. E meu assistente me ligou e disse que tem mais um. Agora são seis.

Molina disse que a gravação tem problemas que podem ser detectados até pelos leigos, e que ela está contaminada por inúmeras descontinuidades, mascaramentos por ruído, longos trechos ininteligíveis ou de inteligibilidade duvidosa e várias outras incertezas. Assim, não poderia ser considera uma prova válida. E ainda ironizou a baixa qualidade do gravador usado por Joesley, dizendo que o equipamento é vagabundo.

Questionado se a PGR foi ingênua ao usar um áudio, Molina disse que sim e acrescentou: também é incompetente e não sabe mexer em áudio.

Na sexta-feira, Molina afirmou ao GLOBO:

— Numa avaliação parcial, vejo que tem um fluxo lógico ali. Concordo com a PGR. Mas, tecnicamente, não dá para fazer isso de um dia para o outro.

Sobre o gravador, na sextafeira, Molina afirmou: — Eu só faria esse laudo se eu tivesse, acho que essa gravação exige a apresentação do gravador, para saber se aqueles eventos que acontecem lá são realmente do gravador, e não algum tipo de manipulação.

PERÍCIA PODE LEVAR UM MÊS
O Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal (PF) também vai fazer uma perícia do áudio e do gravador. Segundo dois peritos ouvidos pelo GLOBO, o trabalho é complexo e, mesmo recebendo tratamento prioritário, deve demorar de 15 dias a um mês. Eles vão analisar seu conteúdo, checar se houve edição e identificar os interlocutores.

Na avaliação de conteúdo, deverão ser transcritos todos as palavras e sons emitidos. No tópico sobre edição, os peritos veem se houve cortes ou alteração na ordem das palavras para alterar o sentido geral. Eles vão ainda comparar o resultado da análise do áudio com o gravador usado para registrar a conversa.

O perito André Morrison, um dos diretores da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, disse que a análise do gravador — um pendrive — é importante, mas não é essencial para a conclusão da perícia que os colegas estão fazendo sobre a autenticidade do áudio. Morrison fala com a autoridade de ex-chefe do setor responsável pela perícia de audiovisual do INC.

— Mesmo sem o gravador, é possível fazer a perícia. O gravador seria importante para dizer se determinado evento acústico (ruídos, falhas nos sons etc) se deve ou não a características naturais do equipamento. Mas a perícia sobre o gravador não é fundamental — afirmou Morrison.

Joesley Batista usou dois gravadores para gravar conversas com Temer, com o senador afastado Aécio Neves (PSDBMG) e com o deputado afastado Rocha Loures (PMDB-PR). Um dos gravadores foi encaminhado ontem a perícia. O outro, que estava nos Estados Unidos, deve ser entregue hoje. Ainda não se sabe qual dos dois registrou o diálogo com Temer. A equipe do procurador-geral Rodrigo Janot informou que entregou o áudio integral ao STF e que o conteúdo da conversa foi confirmado por ações controladas e até pelo presidente Michel Temer.

Nenhum comentário: